Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Primeiro trimestre

Prefeitura de Curitiba limpa 20 km de rios para evitar enchentes e proteger bairros

A Prefeitura de Curitiba realiza a limpeza e o desassoreamento do Rio Ribeirão dos Padilha, situado no bairro Ganchinho. Curitiba, 09/04/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Manter os rios e córregos da cidade limpos e desassoreados é uma das estratégias da Prefeitura de Curitiba para prevenir enchentes e alagamentos, sobretudo em períodos de chuvas mais intensas. 

No primeiro trimestre deste ano, equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalharam na retirada de lixo, entulho e materiais orgânicos acumulados em 20 quilômetros de cursos d’água. A extensão equivale a limpar todo o Rio Belém, que corta Curitiba de Norte a Sul e tem aproximadamente a mesma metragem. Isso tudo em apenas três meses e considerando o fato de que janeiro e fevereiro foram meses muito chuvosos, quando a entrada dos equipamentos nos rios ficou prejudicada.

A limpeza inclui rios, córregos, canais e valas de drenagem, fundamentais para ampliar a capacidade de vazão da água da chuva e reduzir os impactos nos bairros. A medida também contribui para o enfrentamento das mudanças climáticas, com a proteção da saúde dos rios e da qualidade de vida da população.

“Manter os rios desassoreados é uma ação contínua e essencial para que a água da chuva tenha por onde escoar, evitando transtornos à população e fortalecendo a infraestrutura da cidade”, explica o engenheiro Paulo Vitor Luca, diretor do pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Smop.

O Ribeirão dos Padilhas, que percorre os bairros Xaxim, Alto Boqueirão, Pinheirinho, Sítio Cercado, Bairro Novo e Ganchinho até desaguar no Rio Iguaçu, está entre os rios que receberam desassoreamento. A limpeza, feita com escavadeiras mecânicas, começou na primeira quinzena de março, na altura da Rua Expedicionário Francisco Pereira dos Santos, no Alto Boqueirão, e seguiu pelos trechos com maior acumulo de sedimentos, até chegar na Rua Guaçuí, no Sitio Cercado, onde as equipes atuam no momento e devem trabalhar até o fim desta semana.

Também foram desassoreados longos trechos dos rios Belém e Atuba, Vila Guaíra, Bacacheri, Ribeirão do Muller entre outros, tornando os bairros mais resilientes às chuvas. Na região central, um dos locais contemplados foi o Córrego do Bigorrilho, na Rua Professor Fernando Moreira com a Rua Visconde do Rio Branco.  

Ecopontos

Outra importante forma de prevenir os alagamentos depende do comportamento da população, que deve destinar corretamente o lixo e materiais que podem ser reciclados. Lixo, resto de materiais de construção, móveis e outros entulhos jogados em locais inadequados acabam indo para as galerias de captação das águas das chuvas, nos rios, gerando obstruções e potencializando alagamentos.

A Prefeitura conta com 13 Ecopontos para destinação de material inservível, como podas de árvores, eletroeletrônicos, restos de materiais de construção e outros, em várias regiões da cidade. 

O cidadão também colabora ao denunciar irregularidades pelo telefone 156.

Amigo dos Rios

O programa Amigo dos Rios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente também promove ações de limpeza. A equipe está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, retirando não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.

No programa, equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba também percorrem escolas e comunidades para sensibilizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo, de se preservar as matas ciliares (às margens dos rios) e para a ligação correta das redes de esgotamento sanitário.

20 pontes

Paralelamente ao cuidado dos rios, neste mesmo período, de janeiro a março, a Secretária Municipal e Obras Públicas trabalhou para a implantação, substituição e manutenção de 1.227 metros de galerias, além da manutenção e substituição e 20 passarelas e pontes de madeira.

Grandes obras

Outras medidas para evitar alagamentos são as grandes obras de macrodrenagem em andamento, como a implantação de duas novas bacias de contenção no Rio Atuba, na região do bairro Atuba, iniciada em março, e início das obras na Bacia do Rio Pilarzinho, entre os bairros Mercês e Bom Retiro, da Bacia do Rio Mossunguê, no Campo Comprido, e da Bacia do Rio Pinheirinho, que passa por cinco bairros.

Locais das principais ações de limpeza


  • Canal na Rua Waldemar Loureiro Campos, no bairro Boqueirão
  • Rio Belém na Rua Bley Zorning, no bairro Boqueirão
  • Canal da Rua Olindo Caetani, entre as ruas Aviador Armin Buhrer e Capitão Leônidas Marques, no bairro Uberaba
  • Córrego Alto Barigui - Rua Ernesto Moro Redeschi, entre Ricardo Emilio Michel e Rio Barigui, no bairro CIC
  • Córrego Areãozinho - entre Rua Sinke Ferreira e Rua Zulmira Bacila, no bairro Uberaba
  • Córrego Vila Formosa com Rua Dr. Luiz Losso Filho, no bairro Novo Mundo
  • Canal da Rua Juarez Campos Matesich (paralelo à linha férrea), no bairro Boqueirão
  • Ribeirão dos Muller - Rua Pe. Francisco Madej, no bairro CIC
  • Córrego Henry Ford, entre Rua João Nogarolli e Avenida Presidente Wenceslau Braz
  • Córrego da Agamenon Magalhães, entre as ruas Dom Manuel da Silveira D'elboux e Alberto M. de Carvalho, no bairro Capão da Imbuia
  • Fundo de vale da Rua João de Oliveira Franco, no bairro Fanny
  • Córrego Teófilo Otoni, entre ruas Trindade e R. Capitão Guilherme Bianchi, no bairro Cajuru
  • Vala de drenagem na Rua José Giostri Sobrinho, entre Miguel Pedro Abib e Rio Atuba, no bairro Cajuru
  • Rio Vila Guaíra, entre Rua Otávio Francisco Dias e Avenida Pres. Kennedy, no bairro Água Verde
  • Córrego Vila Oficinas, entre Rua Raymundo Nina Rodrigues e Rua Fortaleza, no bairro Cajuru
  • Córrego da Rua Vicente Ciccarino na Rua Antônio Lago, no bairro Boa Vista
  • Córrego Jardim Cruzeiro do Sul na Rua Buda, no bairro Santa Cândida
  • Córrego do Bigorrilho na Rua Fernando Moreira com Visconde do Rio Branco, no bairro Mercês
  • Córrego do Jardim Esmeralda entre as ruas Cel. Rivadávia Pereira de Moraes e Dante Honório, no bairro Xaxim
  • Rio Bacacheri com Rua Jovino do Rosário, no bairro Boa Vista