De janeiro a agosto deste ano, a Secretaria Municipal da Educação investiu R$ 16,7 milhões na manutenção e melhorias em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Faróis do Saber nas dez regionais da cidade.
Os serviços incluem pintura, telhados, toldos, esgoto, pisos, serralheria, entre outras ações como adaptações de espaços para expansão do ensino integral (ampliação de refeitórios).
Nesse período, 382 unidades foram contempladas pelas intervenções da Coordenadoria de Obras.
O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, destaca que os investimentos em infraestrutura são constantes. “As ações são periódicas e dependem da necessidade de cada local. As melhorias garantem mais conforto e segurança aos profissionais e estudantes”, afirma.
Integral
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que parte das benfeitorias está ligada à expansão de turmas do integral. Desde o início da gestão, a rede municipal de ensino curitibana tem aumentado a oferta do ensino integral em tempo ampliado. Em 2017, eram 87 unidades. Atualmente são 153 entre as 185 escolas e, até o final do próximo ano, toda rede deve ter turmas com essa opção.
Obras novas
Além da manutenção na infraestrutura, a Prefeitura de Curitiba tem obras novas em andamento na Educação. O pacote de intervenções inclui a construção de uma nova escola no bairro Santa Cândida, ampliação de outra no Caximba, sete quadras esportivas cobertas, implantação de um complexo escolar no Rebouças e um novo CMEI para o atendimento das crianças de até 4 anos.
Balanço
Somente no ano passado, a Educação investiu R$ 12,2 milhões em manutenção, ampliação e revitalização de escolas e creches públicas, com 379 unidades atendidas.