A Prefeitura está reformando e ampliando a área de entrada da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, equipamento que reúne em um único espaço, no Cabral, diversos órgãos e instituições que atuam de forma articulada para atender às demandas das mulheres que procuram ajuda. A obra é para criar um acesso exclusivo para as viaturas oficiais que transportam os autores de violência até a área da carceragem da Delegacia da Mulher, que está integrada nas dependências da unidade, ampliando a segurança e a privacidade das mulheres e crianças atendidas no espaço.
Para garantir um atendimento ainda mais humanizado e proteção às mulheres em condição de vulnerabilidade, a nova entrada das viaturas será pela Rua Vereador Garcia Rodrigues Velho, na lateral da unidade. Atualmente, as viaturas da delegacia desembarcam os autores de violência no estacionamento coletivo e os conduzem por dentro da edificação, o que pode expor funcionários, mulheres e crianças atendidas ou abrigadas na unidade ao contato com os acusados.
Iniciados em meados de dezembro passado, os trabalhos acontecem em uma ação conjunta da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e têm previsão de serem concluídos em abril. O investimento na ordem de R$ 223 mil é do orçamento municipal.
Fundação
No momento, as equipes trabalham na preparação das fundações para a construção de um muro de arrimo, com a escavação das estacas da fundação.Na sequência, será feito o aterro para construir a rampa de acesso que será em concreto.
De acordo com a coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo, a construção de uma passagem exclusiva para as viaturas oficiais era uma demanda pleiteada desde 2019, quando a Delegacia da Mulher passou a funcionar na sua integridade na Casa da Mulher Brasileira.
“É uma obra muito importante, visa reforçar a identidade do trabalho realizado no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e crimes contra a dignidade sexual. A entrada separada busca evitar constrangimentos, permitindo que as mulheres acessem a delegacia de forma individualizada, isolando os agressores e proporcionando um ambiente mais seguro e confortável”, diz Sandra.
Acolhimento
A Casa da Mulher Brasileira de Curitiba reúne diversos órgãos e instituições que atuam de forma articulada para melhor atender às demandas das mulheres que procuram ajuda. A unidade concentra em um só local o acolhimento, triagem, alojamento, apoio psicossocial, juizado especializado, espaço de cuidado com as crianças e delegacia para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica familiar. Por mês são realizados uma média de 1.600 atendimentos no local.