A Defesa Civil de Curitiba, com recursos repassados à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), adquiriu uma nova estação meteorológica, duas hidrológicas e uma pluviométrica para integrar o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev) e fortalecer as medidas que tornam a cidade cada vez mais resiliente.
O investimento nos novos equipamentos é de R$ 195 mil. Eles se somam às dez estações meteorológicas existentes em todas as regionais da cidade e também a uma estação hidrológica instalada na regional central de Curitiba.
“A Defesa Civil de Curitiba está preparada não só para aquilo que está acontecendo agora, mas para o futuro que a ciência está prevendo para o nosso planeta”, diz o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Neste sábado (16/3), é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Conheça as medidas de preparação da Defesa Civil para as emergências climáticas.
Estações meteorológicas
Com sensores para a medição da quantidade de chuva, raios ultra violeta, direção e velocidade do vento, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e radiação solar, as novas estações para monitoramento de condições climáticas aumentaram a capacidade de monitoramento, prevenção e resposta a desastres climáticos em Curitiba.
Com os novos equipamentos, a Defesa Civil agora conta com 11 estações meteorológicas, três hidrológicas e uma pluviométrica. Esta última, que mede índices de precipitação, é nova no município e será instalada no bairro Caximba.
“Além da questão da prevenção de desastres climáticos, os dados que as estações coletam ficam armazenados e se tornam uma base de informações históricas da cidade. Através disso, pode-se elaborar políticas públicas eficazes para combater possíveis problemas em Curitiba”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.
Cooperação
Com as medições do Sisaa Prev, um termo de cooperação técnica com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) está em fase final de elaboração. Pelo termo, a Defesa Civil conseguirá promover o compartilhamento de informações com o Simepar.
“A primeira fase deste termo de cooperação técnica vai ser a troca de informações. Eles terão acesso aos dados das nossas estações e, em contrapartida, será proporcionada para nós uma plataforma exclusiva da Defesa Civil com as previsões do tempo, imagens de radar que o Simepar possui, entre outros”, explica o coordenador da Defesa Civil.
Além do acordo com o Simepar, Curitiba ainda conta com a lei municipal que estabelece o Conselho de Integração de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Curitiba (CPDCM) (Lei Nº. 16.249/23). O objetivo é assessorar, estudar, propor e integrar ações, compartilhar informações e conhecimentos, além de contribuir na articulação, planejamento e implantação de ações integradas de Defesa Civil entre os municípios da RMC.
Nupdec
Outra forma que Curitiba adota para a resposta a desastres e emergências são os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Estes núcleos desempenham um papel crucial na preparação da população para agir de maneira eficaz em casos de situações de risco, antes mesmo da chegada das equipes de socorro.
Preparados pela equipe da Defesa Civil de Curitiba, os integrantes dos Nupdec entram em contato com conhecimentos técnicos, boas práticas de atendimento emergencial e a habilidade de compartilhar informações com a Defesa. Atualmente, Curitiba conta com 42 núcleos ativos.
Proteção digital
Seguindo a linha de prevenção, a Defesa Civil de Curitiba possui um recurso digital para prevenir problemas causados por emergências naturais. Desde novembro de 2023, as equipes da defesa podem realizar bloqueios virtuais, por meio do aplicativo Waze, de vias interditadas.
O bloqueio funciona da seguinte forma. Caso uma via esteja interditada, em decorrência de um alagamento, por exemplo, a Defesa Civil consegue colocar um bloqueio no aplicativo Waze, que irá desviar as rotas, de forma a evitar a parte onde não é possível trafegar.
Para quem ligar?
Caso o cidadão presencie uma emergência em decorrência das chuvas, como quedas de árvores, grandes alagamentos e destelhamento de casas, deve acionar os contatos de atendimento e socorro à população.
Para contatar a Prefeitura, utilize a Central 156. Outros canais são o telefone da Defesa Civil (199), Guarda Municipal (153) ou Corpo de Bombeiros (193).