Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Monumentos

Prefeitura de Curitiba investe em iluminação para valorizar patrimônio cultural e arquitetônico

Novos projetos de iluminação cênica em igrejas. Curitiba, 19/04/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Três importantes edificações da cidade estão sendo preparadas receber iluminações cênicas. Equipes do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na implantação da infraestrutura subterrânea dos equipamentos que vão destacar o Santuário Nossa Senhora de Lourdes, no Campo Comprido, a Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge, nas Mercês, e a Fonte do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço.

Os locais são de relevância arquitetônica para a cidade e contemplados com projetos luminotécnicos desenvolvidos a partir das características de cada endereço, com luminárias em tecnologia LED, que iluminam melhor economizando mais.

“O objetivo da nova iluminação é valorizar as características arquitetônicas e culturais de cada um dos espaços que são cartões-postais da cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Prédios históricos

Os três locais são os primeiros de 12 espaços públicos da cidade - nove igrejas e três monumentos – contemplados na segunda etapa dos programas de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e Rosto da Cidade.

Os serviços começam com a implantação dos sistemas subterrâneos que já foram concluídos no Santuário Nossa Senhora de Lourdes e na Fonte do Memorial. Na Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge os trabalhos devem ser concluídos na próxima semana. O próximo passo, ao longo das próximas semana, será a instalação dos projetores de LED.

Estilo italiano

No Santuário Nossa Senhora de Lourdes (Campo Comprido), edificação em estilo italiano característico da região do Vêneto, com a torre ao lado da nave, serão instalados 89 projetores, alguns direcionáveis outros embutido. O projeto é monocromático e vai evidenciar os volumes da edificação, as cúpulas, os arcos, os vitrais e as cruzes do templo, cuja construção foi em 1897.

Estilo bizantino

Construída na década de 1950, a Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge (Mercês) é uma representante da arquitetura bizantina na cidade e Unidade de Interesse de Preservação. Além da beleza da arquitetura é um tradicional ponto de encontro da cultura árabe e local importante para a manutenção da história, da identidade e da memória desta comunidade.

A nova iluminação, também monocromática, contará com 99 projetores, entre direcionáveis e embutidos no piso, todos em LED, com temperaturas para iluminar com harmonia e dramaticidade os elementos da edificação.

Paranismo

Na Fonte do Memorial Paranista do Parque São Lourenço, o pórtico localizado atrás da escultura Marumbi, de João Turin, serão instalados 11 projetores em tecnologia LED RGB, que permite a troca de cor. A nova iluminação colorida na fonte, além de provocar um bonito contraste na iluminação do memorial, cujo projeto é monocromático, permitirá também que o espaço integre as campanhas de conscientização social, como Outubro Rosa e Maio Amarelo.

Próximos locais

Outros espaços da cidade que serão contemplados nesta fase do programa são a Santo Antônio do Orleans (Orleans), Sant'Ana de Abranches (Abranches), Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani (Barreirinha), Santa Terezinha do Menino Jesus (Batel) e Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demetrio (Mercês).