Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Contribuinte solidário

Prefeitura de Curitiba incentiva destinação de Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes em vulnerabilidade

Prefeitura de Curitiba incentiva destinação de Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes em vulnerabilidade.

Você sabia que parte de seu Imposto de Renda que deve ser declarado à Receita Federal pode mudar o futuro das crianças e adolescentes de Curitiba? É isso que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), a Prefeitura de Curitiba e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) querem mostrar ao lançar uma nova campanha para incentivar os contribuintes a destinar parte do IR devido para projetos que atendem crianças e adolescentes da capital.

A campanha começou na segunda-feira (7/4) e traz ilustrações de crianças que ao se olharem em um espelho se veem como bombeiro, médico, cientista, mecânico e professor. De maneira lúdica, o material publicitário ressalta que as pessoas que declaram o Imposto de Renda podem ajudar as crianças e adolescentes a terem diferentes possibilidades para o próprio futuro.

As peças podem ser vistas nos pontos de ônibus, TVs dos ônibus e terminais, redes sociais, rádios, painéis digitais de bancas e em sites.

Fundo municipal

Todos os recursos arrecadados são direcionados para o Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente (FMCA), mecanismo que facilita a captação, repasse e aplicação de recursos destinados às organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos voltados ao atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, explica que a destinação do Imposto de Renda é fácil, segura e não gera qualquer custo para o contribuinte. “Quero convidar todo cidadão curitibano que vai apresentar a Declaração do Imposto de Renda para que destine parte do seu imposto para o FMCA. Com isso, ele garante que parte do seu imposto devido fique em Curitiba, beneficiando organizações da sociedade civil, crianças e adolescentes da nossa cidade”, diz.

Apoio que transforma

Uma das organizações da sociedade civil beneficiadas com a destinação do Imposto de Renda é a Associação Iniciativa Cultural, carinhosamente chamada de Passos da Criança. A instituição funciona na Vila Torres, uma área de vulnerabilidade social do Jardim Botânico, onde vivem aproximadamente 5 mil pessoas, a maioria delas, trabalhadores que atuam na coleta e separação de materiais recicláveis, como carrinheiros ou donos de depósitos de reciclagem.

A Passos da Criança atende diariamente 60 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que participam de oficinas socioeducativas de arte, esporte, cultura e lazer, além de receberem acompanhamento multidisciplinar com psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional e pedagoga.

Desde que foi criada, em 2004, a instituição já acompanhou 700 crianças e adolescentes. Todo o trabalho da instituição tem como principal objetivo garantir direitos de crianças e adolescentes da comunidade.

A Passos da Criança nasceu do sonho de Adilson Pereira de Souza, que esteve em situação de rua entre os 5 e 15 anos, e que aos 16 foi acolhido em uma instituição, foi alfabetizado e se formou na faculdade. “Depois desta transformação, Adilson resolveu estender sua história para crianças da comunidade onde vivia, além de suas famílias, gestantes e mulheres idosas”, explica a coordenadora-geral, Cristiane Honório.

De acordo com ela, a participação dos curitibanos é fundamental para a manutenção dos serviços ofertados pela Passos da Criança. “Para isso basta destinar parte do Imposto de Renda e garantir que, ao invés de deixar que o recurso vá para o fundo da União, ele fique em Curitiba para quem realmente precisa, ajudando na transformação social.”

Como destinar

A secretária Amália Tortato explica que a destinação ao fundo pode ser feita por pessoas físicas que optam pelo modelo completo da declaração do IR. Neste momento de entrega da declaração, é possível direcionar até 6% do imposto devido, sendo 3% para o Fundo para a Criança e o Adolescente e 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, até 31 de maio.

“Todos os valores arrecadados financiam projetos que passam por avaliação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o que garante transparência e eficiência na aplicação”, afirma Amália. “Além de ser um processo fácil e seguro, os contribuintes podem acompanhar e fiscalizar como os recursos são aplicados. Cada real destinado significa mais oportunidades para nossos idosos. É um gesto simples, mas que transforma vidas.”

Quer ajudar?

Atualmente, Curitiba conta com 55 instituições com projetos aprovados para a captação de recursos do IR que são usados no atendimento a crianças e adolescentes. Essas iniciativas podem ser conhecidas e acompanhadas por toda a sociedade.

Para saber mais sobre como fazer a destinação do Imposto de Renda e conhecer os projetos beneficiados, clique aqui.