Curitiba ganhou nesta sexta-feira (11/4) o Núcleo Municipal de Políticas para o Autismo Nilton Salvador, que terá a missão de articular e qualificar as políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O prefeito Eduardo Pimentel assinou o documento de criação do núcleo em solenidade que reuniu pessoas que trabalham em defesa da causa, no Palácio 29 de Março
Eduardo deu início aos trabalhos do núcleo ao lado da secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do vereador Pier Petruzziello, presidente da Frente Parlamentar de Proteção dos Direitos dos Autistas na Câmara Municipal de Curitiba.
De acordo com o prefeito, a criação do núcleo é parte de uma série de ações voltadas à inclusão em Curitiba. “É o cuidado para a inclusão, para a acessibilidade da pessoa com deficiência. O autismo é um tema transversal na nossa cidade e estarei no comando para que todas as políticas se comuniquem e garantam pleno atendimento a esse público”, afirmou.
Eduardo Pimentel destacou que essa é a segunda medida da gestão voltada ao público com TEA no período de apenas dez dias. A primeira foi a inauguração da nova sede do Ambulatório Encantar, especializada no atendimento a crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e autismo.
Paulo Martins também destacou a importância do novo núcleo para Curitiba. “Este núcleo é importante para a cidade, pois sabemos do esforço das famílias, mas principalmente das pessoas autistas para que possam ser incluídas e se desenvolver na sociedade”, disse.
Garantia de direitos
Localizado na sede do Departamento da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159 – Cristo Rei), o novo núcleo será responsável por estabelecer diretrizes para a garantia de direitos das pessoas autistas, além de atuar como ponto de referência no acolhimento de demandas e na articulação de estratégias intersetoriais de atendimento.
Amália Tortato considera a criação do núcleo um momento importante não só para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, mas para toda a cidade. “O núcleo terá a importante missão de conversar e envolver todos os atores para que as políticas estejam alinhadas e o espaço funcione plenamente”, disse ela, ao lado da diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência, Elyse Matos.
Palestra
Quem esteve na solenidade pode assistir à palestra da advogada Tatiana Takeda, que abordou os pilares fundamentais para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.
O lançamento do núcleo marcou o encerramento da Semana Municipal do Autismo, promovida pelo Departamento da Pessoa com Deficiência em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
O evento contou ainda com a presença de Anna Carolina Salvador e Gabriel Lucca Salvador, filhos de Nilton Salvador, que dá nome ao novo núcleo. Nilton foi um ativista pelos direitos das pessoas autistas em Curitiba desde que o filho foi diagnosticado com TEA.
Presidente da Associação de Atendimento e Apoio ao Autista (Aampara), Rosimere Benítez considerou a implantação do Núcleo Municipal de Políticas para o Autismo uma conquista. “Essa é uma luta diária que a gente precisa ter e o núcleo ajudará a dar mais visibilidade ao pedido das famílias, no desenvolvimento de políticas públicas”, disse.
Presenças
Participaram da solenidade os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo Municipal), Tatiane Filipak (Saúde) e Marc Sousa (Comunicação Social), o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior, e a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis.
Os vereadores Lórens Nogueira, Fernando Klinger, Renan Ceschin, Meri Martins e Indiara Barbosa também compareceram, assim como Davi Nogueira Guedes, da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Fábio Cordeiro, presidente da Onda-Autismo, Júnior Ongaro, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e Adriana Bezerra, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB PR.
Com um violão, o repentista Dominguinhos Tursi participou do evento e fez uma homenagem ao prefeito Eduardo Pimentel.