A partir desta quinta-feira (2/5), a Prefeitura de Curitiba disponibiliza à população cinco novos pontos de coleta de alimentos para o Banco de Alimentos da cidade. Essa iniciativa visa ampliar as possibilidades de arrecadação e garantir que mais pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso a uma alimentação adequada.
Os novos pontos de arrecadação são as Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional Patricia Casillo, Casa Culpi, Fazenda Urbana e Dom Bosco, além do Mesa Solidária Luz dos Pinhais.
Os alimentos doados serão destinados às entidades cadastradas no programa Mesa Solidária, uma importante iniciativa da Prefeitura que oferece diariamente almoço e jantar gratuitos para a população em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional.
Todos os cidadãos podem contribuir com a iniciativa, bastando comparecer aos pontos de arrecadação e depositar os alimentos não perecíveis nas caixas disponíveis. As sugestões de doações incluem arroz, feijão, macarrão, trigo, fubá, farinha de milho, farinha de mandioca e óleo.
É fundamental que os alimentos doados estejam dentro do prazo de validade, com embalagens íntegras, limpas e não estufadas. Além disso, os produtos devem apresentar um rótulo legível que identifique claramente o item e estar em condições adequadas de consumo, sem qualquer sinal de deterioração.
Para o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, os novos pontos de arrecadação representam um passo significativo no combate à fome e à insegurança alimentar na cidade. "Estamos ampliando as possibilidades de doação de alimentos, o que nos permite atender um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. A solidariedade da população é fundamental para o sucesso desse programa", destaca o secretário.
Banco de Alimentos de Curitiba
Criado pela Prefeitura para ajudar a reduzir os impactos da pandemia entre a população mais carente, o Banco de Alimentos de Curitiba arrecadou, de 2020 até 2023, mais de mil toneladas de alimentos na capital. São gêneros alimentícios da cesta básica e hortifrutigranjeiros usados como ingredientes para as refeições gratuitas.
Vinculado à Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o Banco de Alimentos também tem ajudado a evitar o desperdício. Ele recebe dos Sacolões da Família e dos mercados Municipal e Regional Cajuru alimentos próprios para o consumo, mas que perderam o valor comercial (têm algum tipo de "machucadinho").
Além disso, quebras e produtos próximos do fim do prazo de validade nos Armazéns da Família, hortaliças colhidas da Fazenda Urbana e doações da iniciativa privada também vão para o Banco de Alimentos.
Como doar
Entidades, empresas e pessoas físicas interessadas em doar para o Banco de Alimentos de Curitiba podem ter informações pelo telefone (41) 99207-9077 e pelo e-mail bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br.