O prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta quarta-feira (29/5), o Centro Curitibano de Atenção Especializada (CCAE), no Boqueirão. O novo espaço vai possibilitar a ampliação de 3,6 mil para 5 mil consultas por mês.
O prédio conta com sete consultórios médicos para especialidades como neurologia, geriatria, endocrinologia, cardiologia pré-operatória, pneumologia – oxigenoterapia e DPOC, gastroenterologia, proctologia e urologia.
A criação de uma unidade para exames e consultas especializadas fazia parte do plano de governo do prefeito. “Se somos o bem que fazemos, no dia em que fazemos o bem, nós existimos”, disse o prefeito, durante a inauguração.
Exames
O CCAE também terá cinco salas destinadas para diferentes exames médicos. O objetivo é buscar diagnósticos precisos e tratamentos personalizados. Serão oferecidos, ainda, serviços como ultrassom geral e obstétrico e eletrocardiograma.
“Estamos diante de uma grande estrutura que vai nos ajudar muito porque aprendemos a otimizar os recursos”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Segundo a secretária, uma boa notícia neste sentido é a implantação da videoconsulta especializada, que será adotada, inicialmente, para os casos de retorno de pacientes, sempre em cabines individuais.
O novo equipamento da Saúde também terá uma sala para pequenos procedimentos cirúrgicos, além de oferecer atendimentos nas áreas de estomaterapia e enfermagem especializada.
Outros benefícios
“A inauguração deste centro abre espaço no Hospital Municipal do Idoso, onde muitos desses exames e dessas consultas eram realizados, o que nos permite criar novos leitos por lá”, anunciou o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz.
Administrado pela Feas, o CCAE é fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão para aumentar a oferta de consultas especializadas e exames aos usuários do Sistema Único de Saúde.
A equipe é formada por 45 profissionais – 24 deles são médicos. O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h às 21h.
Presenças
A cerimônia também contou com a presença do superintendente executivo Juliano Gevaerd, e da de gestão, Flávia Quadros, ambos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); a assessora de gabinete da SMS, Raquel Cubas; dos diretores da Feas Olavo Gasparin (administrativo-financeiro) e Tatiane Filipak (atenção à saúde); de Simone Chagas Lima, representante da deputada estadual Márcia Huçulak; do vereador Mauro Bobato; da gerente do CCAE, Daiana Lugarini; servidores e profissionais de saúde.