Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Butiatuvinha

Prefeitura de Curitiba faz obras na Rua João Budel para prevenir alagamentos e melhorar trânsito

Requalificação asfáltica e obras de macro e microdrenagem da Rua João Budel, no Butiatuvinha. Na imagem, o morador Paulo Batista. Curitiba, 02/05/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Importante via de ligação com o Contorno Norte, que leva aos municípios da região metropolitana e ao interior do Paraná, a Rua João Budel, no bairro Butiatuvinha, recebeu obras de infraestrutura da Prefeitura de Curitiba. Os moradores aprovaram os serviços de macro e microdrenagem para prevenir alagamentos na região e a nova pavimentação que assegurou melhoria no trânsito e mais segurança e conforto às pessoas. 

As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e aconteceram em etapas. A última, que garantiu o asfalto novo, foi finalizada em 14 de abril.

“Vi quando a primeira equipe chegou para começar a obra e resolver o problema dos alagamentos”, contou o motorista Sergio Luiz Ercole, nascido e criado no Butiatuvinha. “A gente ficou muito animado porque quando chovia demais descia uma enxurrada por aqui e fazia estrago. Agora ficou bacana, todo mundo está elogiando”, contou o morador. 

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, primeiro foram executados os serviços de macro e microdrenagem, ao longo de 350 metros, no trecho da Rua Octávio Primo Stocchero, e a construção de uma nova galeria para captar as águas das chuvas. Com a conclusão das obras de drenagem a via recebeu manutenção do pavimento. 

“Foram 894 metros de asfalto novo no trecho compreendido desde a Avenida Manoel Ribas até o Contorno Norte, na divisa com o município de Campo Magro. As obras deram fim a uma espera de mais de três décadas dos moradores”, contou Rodrigues.

Novo asfalto 

Com a requalificação do asfalto, a via ficou melhor para trafegar. Outro cidadão satisfeito com as melhorias é Paulo Batista, garçom e morador da Rua Octávio Primo Stocchero, que se locomove de bicicleta pelo bairro. 

"Ficou excelente. Antes tinha muito buraco, andar no transporte público era difícil e subir de bicicleta, quase impossível. Agora ficou bom, dá para aproveitar muito melhor”, afirma Paulo.

 

Incentivo para a economia

As obras são motivo de celebração para vários grupos da região, especialmente para quem trabalha no comércio local, como é o caso de Wellington Luiz da Silva, funcionário do Bar Beira Rio, na Rua João Budel. Segundo Silva, eram constantes os episódios de alagamentos na região. “Quando não chovia tinha pó, quando chovia tinha barro. Agora está uma beleza, até o movimento aumentou, porque as pessoas passam mais aqui pela rua”, disse o comerciante. 

Luigi Alexandre Ziemmer, que trabalha com o tio na distribuidora de bebidas TZ, relata que o movimento na loja aumentou muito após as obras e fez elogios também à nova sinalização da rua. “Antes tinha muito buraco, era totalmente diferente. Lembro da vizinhança pedindo pela reforma que chegou, agora está muito melhor morar e trabalhar aqui”, relatou Ziemmer. 

A requalificação da rua contou com recursos R$ 1,2 milhão, fruto de emenda do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), em parceria com o vereador Sidnei Toaldo, com recursos da Secretaria de Estado das Cidades.

Em alta