A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) deu início, na manhã desta quarta-feira (26/2), ao conserto da rede de drenagem da Rua Frederico Cantarelli, no Bigorrilho. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem e tem como objetivo solucionar problemas recorrentes de erosão na via, agravados pelas chuvas intensas dos últimos dias.
Na semana passada, um conserto emergencial foi executado junto à caixa de ligação que havia sido danificada devido à pressão da água. O serviço, que estava em andamento, foi danificado com a forte chuva da última terça-feira (25/2), que comprometeu novamente a tubulação, causando um novo ponto de erosão e exigindo uma reavaliação da situação.
Nesta nova etapa, as equipes fazem um levantamento completo da rede de drenagem para verificar se há entupimentos na galeria de águas pluviais ou outros fatores que possam ter agravado o problema. Também vão refazer a caixa de ligação, ou seja, vão construir uma nova estrutura que conecta diferentes trechos de tubulação na via. Essa caixa serve como ponto para conexão entre os tubos de diferentes diâmetros e que coletam e direcionam corretamente a água para as galerias pluviais.
Além da nova caixa de ligação os trabalhos incluem o reassentamento de cerca de 10 metros de nova tubulação, com 2 metros de diâmetro.
“Com isso, a inclinação da tubulação e da caixa de ligação localizada na parte mais baixa da rua será corrigida melhorando a eficiência no escoamento da água e resolvendo por definitivo a situação”, explicou Paulo Vitor Luca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop.
Poço de visita
Para chegar de fato ao problema que causava erosões frequentes na local, as equipes vem realizando, desde a última semana, uma sondagem na rede de drenagem. A observação é feita com o registro no interior do poço e visita à jusante da erosão. Imagens e informações coletadas no interior estão servindo para orientar os trabalhos.
Bloqueio
Para a execução dos serviços, a Rua Frederico Cantarelli ficará totalmente bloqueada ao trânsito no trecho entre Francisco Rocha e Bruno Filgueira. A passagem será permitida apenas aos moradores. A Prefeitura orienta os motoristas a buscarem rotas alternativas até a conclusão da obra.