O Rio Cascatinha, no bairro de mesmo nome, recebeu nos últimos meses uma limpeza preventiva, feita para remover objetos que possam estar bloqueando os canais de escoamentos. As limpezas diminuem a possibilidade de enchentes na região e os serviços são executados por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A supervisora desses serviços no Rio Cascatinha, Kelly dos Santos, explica o processo. “A gente vem aqui e tira qualquer tipo de lixo ou mato bloqueando a passagem de água. Depois, vem uma equipe para retirar os insetos. Nós estamos aqui há dois meses e já vamos terminar nos próximos dias”, diz Kelly.
A população de regiões próximas a rios é muito beneficiada por esse trabalho. Morador do Cascatinha, Rudinei Leonardi elogia os esforços da Prefeitura, que vai à região fazer a limpeza com frequência.
“Os trabalhadores vêm aqui bastante e é sempre muito bem-feito. Todo mundo por aqui gosta, porque não incomoda em nada e é um serviço muito importante. Realmente diminui as enchentes”, conta Rudinei.
As ações da Prefeitura no Rio Cascatinha acontecem próximas à Rua Francisco Boscardin, na Regional Santa Felicidade.
Ação permanente
A Prefeitura de Curitiba, pelo programa Curitiba Contra Cheias, trabalha constantemente para prevenir enchentes. São obras, manutenções e serviços de macrodrenagem pelos bairros para ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais.
As limpezas preventivas também cumprem uma função importante na saúde da população de regiões com risco de alagamentos. As ações da Prefeitura diminuem o acúmulo de água e lixo, que ajuda a proliferar doenças como dengue e leptospirose.
Ajuda de todos
A população também pode fazer a sua parte, evitando jogar lixo nos rios e encaminhando os entulhos a um dos onze Ecopontos. O cidadão ainda pode pedir à Prefeitura serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, através do Canal 156.
De janeiro a junho deste ano, as equipes da Limpeza Pública do Meio Ambiente retiraram, por mês, uma média de 143 toneladas de resíduos e lixos. Entre o material retirado dos rios estão desde sofás, geladeiras, pneus, colchões, até lixo doméstico e lixo eletrônico.