Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Tem trabalho nos bairros

Prefeitura de Curitiba faz desobstrução em rede de águas pluviais no Capão Raso

Rua André Ferreira Barbosa. Foto: Divulgação

 

Equipes coordenadas pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) finalizaram nesta terça-feira (4/10) serviços de microdrenagem para a recuperação da rede de águas pluviais (galerias pluviais) nas ruas Otávio Saldanha Mazza e André Ferreira Barbosa, no bairro Capão Raso, na Regional Pinheirinho.

Os serviços foram feitos para corrigir as canalizações que haviam sido danificadas pelas chuvas do mês de setembro e para prevenir futuros alagamentos na região.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que a limpeza e manutenção das estruturas de drenagem são medidas de extrema importância, auxiliam no escoamento mais rápido da água nos dias de chuva, além de contribuirem para que não ocorram alagamentos.

“Os serviços são exemplos das intervenções que realizamos continuamente nos bairros para melhorar e restabelecer os sistemas de drenagem da cidade, para garantir que haja um bom escoamento das águas das chuvas e assim prevenir alagamentos”, diz Rodrigues.

 

Conter erosão

Na Rua Otávio Saldanha Mazza a recuperação da galeria aconteceu na esquina com a Jaime Rodrigues da Rocha e foi feita para conter uma erosão causada no passeio devido à obstrução da estrutura que recebe a água das chuvas. Usando um caminhão hidrojato, a galeria foi desobstruída, recebeu vedação e a calçada no entorno foi restaurada.

Na Rua André Ferreira Barbosa, em frente ao Terminal Pinheirinho, a solução para a erosão na calçada, ocasionada pelo rompimento da tubulação, exigiu escavação, uma sondagem que apontou a necessidade da substituição de cinco tubos de 0,40m. A última etapa do reparo foi a readequação da calçada.

Os dois serviços foram solicitados pelos moradores e fazem parte das ações realizadas rotineiramente pela Prefeitura no programa Curitiba Contras as Cheias, implantado para minimizar riscos de enchentes e alagamentos ao longo das principais bacias hidrográficas da cidade.

“Estamos atuando em vários pontos da cidade a partir de uma programação de intervenções com obras de micro e macrodrenagem, mas também a partir da demanda das pessoas”, afirma o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso.

Manutenção das galerias pluviais

O cidadão pode solicitar a manutenção e limpeza das galerias pluviais de águas de chuvas devem ser feitos pela Central de Atendimento 156, da Prefeitura, de Curitiba (por chat online), ou pelo telefone 156. É preciso indicar o endereço do local o mais completo possível, como o nome das ruas transversais. A conclusão do serviço será informada através do protocolo 156.

De acordo com Cardoso, além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que a população colabore com a limpeza, não descartando lixo nas ruas, pois esses materiais acabam descendo pelas galerias e ocasionando o entupimento das mesmas.

LEIA MAIS

 

Em alta