A Prefeitura de Curitiba está fazendo a correção geométrica na esquina das ruas Mateus Leme com Professor Nilo Brandão, no bairro São Lourenço, na altura do Memorial Paranista. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito no local.
A intervenção está sendo realizada por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e deve durar pelo menos 20 dias, se as condições do tempo permitirem. O trabalho está alinhado ao compromisso do município pelo zelo por Curitiba.
Alargamento da pista
A coordenadora do Sistema Viário do Ippuc, Guacira Civolani, explicou que com o alargamento da pista, o motorista que vem pela Mateus Leme no sentido Almirante Tamandaré, na pista da esquerda, não será mais obrigado a entrar à esquerda na Rua João Gava.
“Com a correção geométrica, a Mateus Leme passa a contar com duas faixas de trânsito em uma extensão de aproximadamente 150 metros após o cruzamento”, explicou Guacira.
Conflitos de trânsito
Além dessa ligação com a região metropolitana, a região é bastante movimentada, já que recebe o fluxo de visitantes do Memorial Paranista e dos frequentadores do Parque São Lourenço e da Pedreira Paulo Leminski.
Devido ao grande fluxo de veículos, os conflitos de trânsito ali são frequentes. Sérgio Pimentel, que trabalha no Café Cultura, diz que diariamente presencia o problema.
“A gente ouve buzinas em vários momentos do dia porque alguns motoristas só percebem na última hora que precisam mudar de faixa. Acredito que agora a situação vai melhorar bastante”, espera.
Reforço da pista
De acordo com o superintendente de Manutenção Urbana, João Vidal Filho, para a execução dos serviços está sendo realizada a escavação e reforço da base da pista.
Em seguida será realizada a fresagem e recape do trecho para garantir a concordância entre o pavimento existente e o que está sendo executado. Além do pavimento, a ciclovia existente também será recuperada.
“Decidimos realizar a correção neste momento das férias escolares, quando o tráfego na região apresenta uma redução, facilitando os bloqueios parciais das pistas de rolamento, necessários para a conclusão dos serviços,” destacou Vidal Filho.