Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba sem Mosquito

Prefeitura de Curitiba faz ação integrada de limpeza para acabar com focos da dengue

Ação integrada de limpeza no bairro Capão Raso. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Curitiba fez uma ação integrada, na manhã desta segunda-feira (4/3), para limpar um imóvel com acúmulo de resíduos no bairro Capão Raso. Funcionários da Limpeza Pública e da Fundação de Ação Social, agentes da Saúde, da Educação Ambiental, da Vigilância Sanitária, uma psicóloga, servidores da Secretaria Municipal do Urbanismo e agentes da Guarda Municipal participaram do trabalhado que retirou cerca de 15 toneladas de material inservível que estavam no terreno.

A equipe conversou com a moradora e a convenceu que o material reciclável que ela acumulou não tinha mais valor comercial, pois ficou muito tempo exposto ao sol e à chuva. Agentes da Saúde encontraram focos de dengue e mosquitos Aedes aegypti, transmissores da doença. Tudo foi limpo durante a ação.

Segundo Rafael Garcia, gerente da Coleta Pública, a limpeza foi feita das 8h30 às 12h. “Saíram três caminhões cheios de entulho para o aterro. Somente da coleta estávamos em 19 funcionários”, explicou Garcia. 

Ação interdisciplinar

O acúmulo compulsivo de objetos e de animais é um agravo de saúde pública complexo e que exige a ação interdisciplinar, especialmente nas áreas da atenção à saúde, da saúde mental, do meio ambiente, da vigilância sanitária e da assistência social.

A acumulação compulsiva acarreta riscos à saúde, ao meio ambiente, afeta as relações pessoais e sociais e essa perda de vínculos é agravada pelo envelhecimento.

Estudos apontam que, embora alguns sinais possam surgir na infância ou adolescência, a intensificação dos sintomas ocorre a partir da meia idade, com agravamento progressivo do quadro, e que isso independe de classe social ou renda familiar.