Em menos de 100 dias de gestão do prefeito Eduardo Pimentel, a Prefeitura de Curitiba já atingiu o marco significativo de 10 mil cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos em eventos promovidos pela Rede de Proteção Animal. Desde janeiro, já foram feitos 30 eventos de castração pelos bairros da cidade.
A intenção da Rede de Proteção Animal é fazer 100 mil castrações até 2028. Em menos de três meses, já foram atingidos 10% da meta. Segundo o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, a Prefeitura já fez 170 mil castrações gratuitas desde 2017.
“Estamos com mutirões de castração gratuita de cães e gatos com vagas abertas agora em abril. Esse trabalho constante reforça a característica de política pública continuada de controle populacional de cães e gatos estabelecida pelo município de Curitiba”, explicou Evaristo.
Em abril, a Prefeitura faz mutirões de castração nas regionais Santa Felicidade, Cajuru e Portão/Fazendinha. Há vagas disponíveis e os agendamentos podem ser feitos pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos.
As cirurgias feitas nos mutirões garantem o controle das populações de animais e contribui com a saúde dos pets. Com o objetivo de evitar o abandono, os bichinhos atendidos recebem um microchip eletrônico, que tem um código com a identificação do responsável.
O programa oferece também o suporte pós-cirúrgico, como o cone de recuperação e a roupa cirúrgica, além dos remédios para o pós-operatório.
Serviço
Mutirões de castração de cães e gatos
Regional Santa Felicidade
Local: Capela São Francisco de Assis (Rua Padre Victor Dewor, 509, Jardim Gabineto)
Data: 8 a 11 de abril
Regional Cajuru
Local: Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)
Data: 22 a 26 de abril
Regional Portão/Fazendinha
Local: Rua da Cidadania Portão/Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha)
Data: 23 a 30 de abril