A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba abriu as inscrições gratuitas para mais dois mutirões de castração de cães e gatos. As cirurgias serão feitas no Velódromo de Curitiba, no Jardim Botânico, e na Primeira Igreja Batista no Parolin. Os agendamentos devem ser feitos pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos.
Além dessas ações, a comunidade da Vila Pantanal também poderá participar do mutirão de castração que será feito no Dia da Cidadania, em 30 de novembro, na Escola Estadual Cívico Militar Professor Milton Carneiro. Os três mutirões vão disponibilizar 2 mil vagas para castração de cães e gatos.
Velódromo
De 27 de novembro a 1º de dezembro, as cirurgias de castração serão feitas no Velódromo de Curitiba, na Rua Doutor Jorge Meyer Filho, 1.210, no Jardim Botânico. Para esta ação estão disponíveis 600 vagas.
Vila Pantanal
No dia 30 de novembro, o Governo do Paraná vai promover o Dia da Cidadania. O evento será das 9h às 16h na Escola Estadual Cívico Militar Professor Milton Carneiro, que fica na Rua Nelson José Lauthart, 301, no Alto Boqueirão, Vila Pantanal.
A Rede de Proteção Animal levará o castramóvel e as cirurgias gratuitas em cães e gatos estarão entre os serviços disponíveis para a população que mora na Vila Pantanal. Para este mutirão não é necessário agendamento prévio e serão feitas 200 cirurgias.
Parolin
Na primeira semana de dezembro, nos dias 2 a 7, o mutirão de castração de cães e gatos será feito nos estacionamento da Primeira Igreja Batista Parolin, na Rua Professor Plácido e Silva, 860, Parolin.
Segundo o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, a Rede de Proteção Animal chegou à marca de 90 mil animais castrados em 2024.
Desde 2017, já foram beneficiados 150 mil cães e gatos pelo Programa Municipal de Castração da Prefeitura.
“A castração tem benefícios como a prevenção de doenças e tumores e ainda minimiza o abandono e a quantidade de animais nas ruas”, explica Evaristo.
Procuração eletrônica
Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.
Além da legislação, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.
Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados aos que levam para castração, até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.
Serviço
Mutirão de castração Velódromo de Curitiba, Jardim Botânico
Local: Rua Doutor Jorge Meyer Filho, 1.210
Data: 27 de novembro a 1º de dezembro
Mutirão de castração Vila Pantanal
Local: Escola Estadual Cívico Militar Professor Milton Carneiro (Rua Nelson José Lauthart, 301, no Alto Boqueirão)
Data: 30 de novembro
Mutirão de castração Parolin
Local: Primeira Igreja Batista - Parolin (Rua Professor Plácido e Silva, 860, Parolin)
Data: 2 a 7 de dezembro