Prepare o coração e vá para a frente do Cine Passeio torcer pelo Brasil no Oscar 2025. No dia 2 de março, domingo de carnaval, a Fundação Cultural e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) promovem uma festa verde-amarela ao ar livre para celebrar o cinema nacional, com a projeção da cerimônia do Oscar ao vivo na fachada do cinema de rua da Prefeitura, no Centro.
O Brasil concorre ao prêmio com o filme Ainda Estou Aqui, em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Torres e sua atuação arrebatadora no papel de Eunice Paiva.
“Possivelmente, seremos a única cidade no país a fazer a transmissão do Oscar na fachada de um cinema de rua. A ocasião merece, pois o momento é muito especial, estamos em clima de Copa do Mundo e nosso representante tem grandes chances de trazer a ‘taça’ para o Brasil”, destaca o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
A festa em frente ao Cine Passeio é aberta a todos e começará às 21h, com a transmissão da passagem da estrelas do cinema pelo Tapete Vermelho do Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA), onde acontecerá a cerimônia do Oscar. Depois, continua com a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para os melhores do ano.
Curitibanos no filme
Ainda Estou aqui, dirigido por Walter Salles, tem dois roteiristas curitibanos: Murilo Hauser e Heitor Lorega, que adaptaram a história para o filme a partir do livro do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice Paiva, a protagonista.
A contribuição curitibana não para por aí. No elenco, talentos locais como Marjorie Estiano, Lourinelson Vladmir e Luiz Bertazzo brilham no longa brasileiro. Além disso, a empresa curitibana Lab: Lab Analógico, referência na revelação de filmes, transformou arquivos da época em imagens exibidas no longa.
OUÇA AQUI
Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
“A cidade tem forte conexão com Ainda Estou Aqui e com a qualidade do cinema nacional, que está desbancado produções hollywoodianas de altíssimo investimento e o Cine Passeio cumpre um papel importante nessa jornada, dando espaço para os filmes nacionais. O público merece essa festa bonita que estamos preparando”, destacou Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
Ainda Estou Aqui se tornou o filme mais visto da história do Cine Passeio de Curitiba, com quase 8 mil ingressos vendidos, desbancado Parasita, produção sul-coreana que ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro em 2020.
LEIA MAIS