A Prefeitura de Curitiba enviou nesta quinta-feira (20/6) mais duas remessas de doações para o Rio Grande do Sul, onde muitas famílias ainda enfrentam as consequências das enchentes que devastaram o Estado desde o fim de abril. Foram quase 26 toneladas de donativos destinados a São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
As cargas partiram do Disque Solidariedade, na sede da Fundação de Ação Social (FAS), um dos três pontos de coleta mantidos pela Prefeitura para reunir doações e ajudar a população gaúcha.
Com 21,6 toneladas, a primeira remessa incluiu as doações feitas pela Associação Cultural Chinesa do Paraná (Accpar) na última terça-feira (18/5). Essas doações somaram 19 toneladas de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal, além de 1.150 cobertores.
Transportada em um caminhão locado pela Justiça Federal do Estado, a carga também continha jaquetas novas doadas pelo empresário Maicon Lianxin Yang, da Nova Fashion Importação e Exportação, água, cobertores, colchões e materiais de limpeza.
O segundo carregamento, contendo 4,3 toneladas de alimentos, ração animal, cobertores e materiais de higiene e limpeza, foi enviada para um centro de distribuição em São Leopoldo, de onde seriam encaminhados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul para outros municípios afetados.
Balanço
Desde o início da campanha, em 3 de maio, a Prefeitura de Curitiba arrecadou e enviou até o começo deste mês 871,18 toneladas de doações em 29 remessas. Entre os itens enviados estão 119,4 toneladas de alimentos não perecíveis, 703 mil litros de água, 4.524 litros de leite, 8,1 toneladas de roupas e agasalhos, 597 cobertores, 7.800 volumes de produtos de limpeza e higiene pessoal, 8,07 toneladas de ração animal, entre outros.
Até esta quinta-feira, somente a FAS encaminhou 18 remessas de donativos, duas delas entregues na Defesa Civil do Paraná – que também faz o transporte de doações - e as demais por empresas que cederam caminhões para o transporte até o Rio Grande do Sul. Entre elas estão também a Águia Sul, Maxi Gráfica, Expresso Adorno, Andrighetti e Axon Pietruk.
Incluindo a capital do estado, Porto Alegre, outras 11 cidades receberam as cargas: Triunfo, Cachoeirinha, São Leopoldo, Igrejinha, Canoas, Sapucaia do Sul, Osório, Sapiranga, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul.
O que e onde doar
Como as famílias atingidas pelas chuvas ainda tentam se recuperar da tragédia, a Campanha Solidária continua. Com base nas recomendações do governo do Rio Grande do Sul, os itens de necessidade são alimentos não perecíveis, cobertores e produtos de limpeza. Desde o fim de maio, Curitiba concentra o recebimento de doações em três pontos:
Disque Solidariedade: recebe doações de materiais de limpeza. Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido. Contato: (41) 3350-3596.
Banco de Alimentos: doações de alimentos não perecíveis. Rua Capitão João Busse, 660, Capão da Imbuia.
Banco de Rações: doações de ração animal. Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Passeio Público, Rua Luiz Leão, 391, Centro. As entregas de ração podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.