Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Identidade curitibana

Prefeitura de Curitiba entrega Praça das Pinhas, no Alto da Glória

Prefeitura entrega, Praça dos Pinhais no cruzamento das Ruas Ivo Leão e Campos Sales. Curitiba, 02/12/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

Quem passa pelo Alto da Glória tem mais um espaço de lazer, contemplação e valorização das araucárias, importantes elementos da vegetação nativa da cidade. Entregue oficialmente nesta sexta-feira (2/12), pelo prefeito Rafael Greca, a Praça das Pinhas, no cruzamento das Ruas Ivo Leão e Campos Sales, tem como elemento central um painel de cerâmica com ilustração botânica de pinhas e pinhões - a semente da árvore símbolo do Estado. 

“Essa praça que agora ornamenta o muro limítrofe da escola Professor Brandão tem a nossa identidade. Nada é mais bonito do que as sementes que dão nome à nossa terra”, disse Greca, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. 

O prefeito lembrou também, da entrega, na semana passada, do Parque Pinhal de Santana, a 45ª unidade de conservação, entre parques e bosques do município, que ganhou esse nome por ser um pinhal nativo. A área conta com uma série de elementos que remetem à araucária, incluindo as rosáceas de Lang de Morretes.  

A praça

O painel de azulejos de 50 metros quadrados com o desenho de pinhas, pinhões e uma araucária - símbolos de Curitiba e do Paraná - é uma obra original de ilustração botânica de Ana Deliberador, do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, reproduzida em placas de cerâmica pelo arquiteto Rômulo Lass. Os dois presentes à inauguração.

 

 

O logradouro fica atrás da Escola Municipal Professor Brandão e tem uma área de 655 metros quadrados, com o painel em destaque, piso de concreto alisado, calçada em asfalto e canteiros. 

Valorização da ilustração botânica 

Para Ana Deliberador, a praça é mais uma prova da valorização da arte botânica pelo prefeito Rafael Greca e pela sua gestão. “Só quero agradecer pelo impulso dessa arte em Curitiba, no Paraná e no Brasil. Não há espaço para um mural como esse em nenhum outro lugar”, comemorou.

Integrantes do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, representados pelo diretor Alessandro Cândido, prestigiaram a entrega. Recentemente, a instituição ganhou um espaço na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico de Curitiba.

Presenças

Acompanharam a entrega, ainda, o deputado federal do Rio de Janeiro, Marcelo Calero Faria; e o secretário Municipal de Governo e Integridade do Rio de Janeiro, Tony Chalita, em Curitiba para um congresso anticorrupção. 

Pelo município, estiveram presentes o Secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues; a secretaria da Educação, Maria Silvia Bacila; o secretário do Urbanismo, Júlio Mazza; a secretária da Saúde, Beatriz Battistella Nadas; e o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Neto.

Compareceram, ainda, a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; o controlador-geral, Daniel Conde Falcão; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; e o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza. 

Da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, estiveram o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil; o superintendente de Controle Ambiental da pasta, Marcos Traad; o diretor do Departamento de Parques e Praças, Giovando Romanine; o gerente de Praças, Luiz Felipe Moscaleski; e os arquitetos Fernando Canalli e Guilherme Klock. 

Em alta