A Prefeitura de Curitiba entregou obras de pavimentação em 165 ruas de diferentes bairros no primeiro quadrimestre deste ano, uma média de 41 ruas requalificadas por mês, mais de uma por dia. Com quase 70 km de asfalto novo, a cidade ganha em qualidade de vida e segurança para seus moradores.
As obras fazem parte do programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade. Pelo programa, Curitiba recebeu mais de 853 km de asfalto novo desde 2017, com 1.465 ruas contempladas. Intervenções foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“Entregamos mais de uma rua revitalizada por dia para garantir caminhos seguros, boa infraestrutura que é fundamental para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população", diz o prefeito Rafael Greca. Com essas obras também movimentamos a economia da cidade, com a abertura de centenas de postos de trabalho”, completou.
Desde janeiro, foram finalizadas 174 ações de requalificação de ruas, algumas com obras em mais de um trecho.
Bairros contemplados
Foram realizadas intervenções nos bairros Abranches, Água Verde, Alto Boqueirão, Bacacheri, Barreirinha, Bigorrilho, Boqueirão, Butiatuvinha, Cabral, Cachoeira, Cajuru, Campo Comprido (Norte e Sul), Campo de Santana, Capão da Imbuia, Capão Raso, Caximba, Centro, Cidade Industrial, Cristo Rei, Guabirotuba, Hauer, Jardim das Américas, Lindoia, Mossunguê, Novo Mundo, Orleans, Pilarzinho, Pinheirinho, Prado Velho, Santa Cândida, Santa Felicidade, São Braz, São Lourenço, Sítio Cercado, Tarumã, Tingui, Uberaba e Vista Alegre.
O secretário municipal de Obras, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca que "as obras de pavimentação são uma prioridade para a Prefeitura de Curitiba, porque entendemos que são fundamentais para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento da cidade."
As ações do programa Asfalto Novo priorizam as vias onde há escolas e unidades de saúde, as que servem de ligação entre bairros, que estão no itinerário do transporte coletivo, além das solicitadas pela população pelo programa Fala Curitiba.
O impacto das obras promove a melhoria nos corredores de ônibus e a consequente melhora das rotas e acessibilidade do transporte público, o desenvolvimento econômico local, com a valorização imobiliária, atração de investimentos e fomento ao comércio, além e estimular a participação e o engajamento da comunidade no planejamento e execução das obras de pavimentação que podem ser solicitadas nas audiências públicas da Prefeitura.
Aprovadas pela população
Entre as ruas com obras concluídas neste ano estão a Carmelina Cavassin, no bairro Abranches, e Anne Frank e Oliveira Viana, no Boqueirão, aprovadas pela população.
O alfaiate Natanael Reis, dono de uma casa de costura na Rua Carmelina Cavassin, elogiou a agilidade da obra e afirmou que antes da pavimentação a rua era cheia de remendos e representava um risco para os veículos e pedestres. Agora, com 1.160 metros de asfalto novo, Natanael ressalta a melhoria na qualidade da via.
“O asfalto como era antes chegava a danificar os veículos, como a minha moto. Sem dúvida agora está maravilhoso, esse era um local que realmente precisava de novo asfalto”, elogiou Reis.
Já a Rua Anne Frank, importante via de conexão para o Terminal do Boqueirão e que reúne em sua extensão galpões de entrega e transportadoras, recebeu a melhoria em 1.520 metros. O trânsito intenso pela via é a principal razão para o desgaste do pavimento, segundo o revendedor de veículos Bruno Teles Wypyck. “Não era um asfalto ruim, mas com certeza é muito mais confortável agora. Carro, caminhão, ônibus”, disse Wypyck.
A poucos quilômetros de distância, outra rua do bairro, a Oliveira Viana, recebeu manutenção em 2.450 metros de sua extensão.
Para o morador Ivo Nicola, de 76 anos, a obra na Rua Oliveira Viana é mais uma conquista da população, pois a nova pavimentação e sinalização de trânsito eram prioridades locais. “Só tenho elogios. A instalação de um novo semáforo na rua também ficou excelente”, contou.
Com o pavimento requalificado a via passou a formar o binário João Soares Barcelos/Oliveira Viana.