Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Com a Família Folhas

Prefeitura de Curitiba e Sinduscon-PR promovem Dia da Troca Consciente neste sábado

Prefeitura de Curitiba e Sinduscon-PR promovem Dia da Troca Consciente no sábado. Foto: Luiz Costa/SMCS


Neste sábado (10/12), em parceria com o  Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) e o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), a Prefeitura de Curitiba participa do Dia da Troca Consciente, para promover a destinação correta de resíduos em troca de mudas e árvores nativas do Horto Municipal da Barreirinha. 

O mutirão acontece das 8h às 17h, na sede administrativa do Sinduscon-PR, na Rua João Viana Seiler, 116, Parolin. A Família Folhas, símbolo da sustentabilidade na cidade, vai marcar presença no evento, às 11h. A associação Reciclemais, do Ecocidadão, da Prefeitura, também estará presente em uma ação de Educação Ambiental. 

Podem ser levados resíduos de construção civil, materiais de construção e acabamentos, tintas, recicláveis (papéis, plásticos, vidros, latas), óleo de cozinha, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas, medicamentos e roupas (veja lista abaixo). Caçambas e ecobags estarão disponíveis para o recebimento dos materiais.

 

 

Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, ainda que a cidade tenha uma rede de coleta estabelecida, esse tipo de ação chama a atenção para a importância do descarte correto dos resíduos. “Sem dúvida, um grande mutirão de recolhimento como este é um reforço nas nossas campanhas de sustentabilidade”, disse. 

A ação da Prefeitura de Curitiba e Sinduscon-PR está alinhada ao Curitiba Viva Bem, política pública do município de promoção da qualidade de vida na cidade.

Como vai funcionar

Para que seja possível destinar adequadamente cada resíduo, o evento contará com amplo apoio de empresas especializadas em cada tipo de material que, ao final, farão o processo de logística reversa, beneficiando o meio ambiente e a população em geral.

“Propomos um dia especial para coletar itens que são descartados, muitas vezes, de forma inadequada, causando danos às famílias e também ao meio ambiente”, reforça o presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo José Assis.

 

O que levar? 

- Gesso
- Caliça
- Madeira
- Papel, vidros e garrafas de cerveja
- Plásticos e garrafas PET
- Óleo de cozinha
- Pilhas e baterias
- Medicamentos (origem doméstica)
- Eletroeletrônicos 
- Latas de tintas
- Pneus
- Sacos de cimento
- Roupas, tecidos, calçados, bolsas, maquiagens e bijuterias
- Lâmpadas (origem doméstica e limite de 10 unidades por pessoa)

No lugar certo

Além da coleta de resíduos domiciliares e recicláveis porta a porta e pelo Câmbio Verde, Curitiba conta com uma série de serviços que permitem ao cidadão fazer o descarte correto dos materiais. Para resíduos de construção, madeiras, restos de podas de árvores e de limpeza de jardins, móveis inservíveis, recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura, existem, por exemplo, os ecopontos mistos.

Estes 11 pontos fixos que visam prevenir bota-foras irregulares em áreas de preservação ambiental (margens de rios) também fazem parte, agora, do Programa Municipal de Compostagem, e recebem também cascas e restos de frutas, de legumes e verduras (todos crus), cascas de ovos, filtros e borra de café, saquinhos de chá e restos de folhas.

O lixo eletrônico também é recolhido pelas associações do Ecocidadão em seus barracões e em mutirões mensais. E o lixo tóxico, em caminhões próximos a terminais de ônibus, conforme um calendário mensal

O resíduo de construção e vegetal também podem ser recolhidos sob demanda, por meio de solicitação pela Central 156. Mais informações podem ser encontradas no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br

 

Serviço

Dia da Troca Consciente
Data: 10/12 (sábado)
Horário: das 8h às 17h
Local: sede administrativa do Sinduscon-PR - Rua João Viana Seiler, 116 - Parolin

 

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Em alta