Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prevenção

Prefeitura de Curitiba e Sanepar orientam equipes de obras a evitarem rompimentos de redes

Capacitação promovida em parceria entre Prefeitura de Curitiba e Sanepar orienta equipes de obras a evitarem rompimentos de redes nas obras do Inter 2 na Rua Hugo Kinzelmann - Curitiba, 08/11/2024. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Nesta sexta-feira (8/11), profissionais envolvidos nas obras viárias do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste/Oeste, em execução em diferentes bairros de Curitiba, participaram de um treinamento promovido em parceria pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O objetivo foi capacitar engenheiros, encarregados e operadores de equipamentos diretamente ligados à execução das obras públicas para evitar rompimentos em redes da Sanepar, reduzindo, assim, os riscos de interrupções no fornecimento de água para a população durante as intervenções.

A capacitação foi direcionada às equipes de todos os seis contratos de obra do projeto Novo Inter 2, que neste momento tem intervenções em diferentes bairros, e das intervenções do Ligeirão Leste/Oeste (BRT), atualmente concentradas no Capão da Imbuia, Cajuru e Tarumã.

A atividade desta sexta aconteceu no canteiro de obras no cruzamento das ruas Hugo Kinzelmann e José Klisievicz, no bairro Campina do Siqueira, que passa por obras de requalificação.

Rompimentos de redes em obras de vias públicas acontecem porque, muitas vezes, as tubulações de água e esgoto estão enterradas bem próximas da área onde é necessário escavar, pavimentar ou fazer outras intervenções. Mesmo com o mapeamento das redes, é comum que a localização exata varie devido ao tempo e ao movimento do solo, o que aumenta o risco de acidentes.

'O treinamento é essencial para que nossas equipes trabalhem com mais segurança e precisão, evitando rompimentos nas redes de água. Com isso, as obras evoluem mais rapidamente e com menor custo, garantindo que os transtornos para a população sejam reduzidos ao máximo', destacou o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues.

Treinamento

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Antônio Carlos Gerardi, explica o objetivo da parceria para promoção da capacitação em um momento em que a Prefeitura está com um grande leque de obras na cidade.

"Quando há um rompimento, além de atrasar as obras, isso causa descontentamento da população pela falta de água, pois é necessário fechar o setor de manobra para realizar o reparo, deixando as pessoas sem abastecimento por um tempo”, afirma Gerardi.

Em campo

A requalificação da Rua Hugo Kinzelmann faz parte do Lote 1 das intervenções do Novo Inter 2, projeto que está em andamento em vários bairros da cidade para modernizar o itinerário do Ligeirão Inter 2/Interbairros II. De forma geral, as ruas que estão sendo contempladas pelo projeto recebem obras de drenagem, pavimentação, iluminação, calçamento e paisagismo.

Segundo Kellen Aparecida Suleku, coordenadora de manutenção da Sanepar, a companhia valoriza o bom atendimento ao cliente e trabalha para prevenir situações de desabastecimento causadas por vazamentos.

“Quando uma rede de abastecimento é rompida, os prejuízos afetam tanto os cidadãos, que ficam sem água, quanto a própria Sanepar, que acaba sendo responsabilizada. O treinamento prático é uma ação conjunta para reduzir esses impactos” completa Kellen.