A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com os Moinhos Anaconda, formou nessa quinta-feira (13/7), 12 alunos da Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patricia Casillo, no curso de Panificação. O curso, realizado nas instalações da empresa, proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender técnicas profissionais e ampliar seus conhecimentos no universo da panificação.
Ao longo de seis encontros, os 12 alunos selecionados tiveram acesso a um conteúdo abrangente e prático, sob a orientação do professor Adriano de Oliveira. Durante as aulas, foram abordados diversos aspectos relacionados à panificação, incluindo a história do pão, estrutura do trigo, noções básicas de panificação e processos de produção. Os alunos puderam colocar em prática o aprendizado, desenvolvendo mais de 30 receitas, que incluíam pães diversos, panetones, chocotones, bolos, massas para bolachas, tortas e pizzas.
A aluna Patrícia de Paula, 43 anos, trabalha como merendeira em uma escola e aproveitou o curso para desenvolver as técnicas que já conhecia. “Já fiz outros cursos na área gastronômica mas esse aqui é diferente. Meu maior interesse foi aprender melhor sobre os pães”, contou ela.
Já a aluna Hayssa Regina de Freitas, 17 anos, se formou no ensino médio e já quis aprender um ofício na área de alimentação. “Aproveitei o tempo livre pra aprender tudo sobre pães e bolos. Isso vai me ajudar na hora de achar um emprego”, disse Hayssa.
Outro aluno que aproveitou o curso gratuito é o estudante de gastronomia Lucas Eduardo de Oliveira Rodrigues, 18 anos. “Aproveitei que estou de férias da faculdade para aprimorar os conhecimentos na área da confeitaria”, afirmou.
O curso de Auxiliar de Panificação ofereceu uma oportunidade única para os alunos da Escola de Segurança Alimentar Patricia Casillo aprimorarem suas habilidades e adquirirem conhecimentos práticos no campo da panificação. Além disso, todos os insumos utilizados durante o curso foram fornecidos de forma gratuita pela empresa, reforçando o compromisso com a formação profissional dos participantes.
Com o objetivo de promover a inserção desses alunos no mercado de trabalho, a Prefeitura, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), está atuando para proporcionar oportunidades de emprego aos participantes que concluíram o curso.
De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a iniciativa conjunta entre a Prefeitura e os Moinhos Anaconda reafirma o compromisso de ambas as partes em investir na capacitação e formação profissional dos cidadãos. “Através de parcerias estratégicas como essa é possível oferecer oportunidades reais de desenvolvimento, fortalecendo a economia local e contribuindo para a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho”, salientou o secretário.