Como parte do programa 100 Mil Árvores para Curitiba, a Prefeitura distribui periodicamente mudas de árvores gratuitas nas Ruas da Cidadania, para que a população possa plantá-las em espaços públicos ou privados. Contudo, existem regras para o plantio em espaços públicos.
“Se alguém quer plantar em frente a sua casa, por exemplo, é necessário pedir autorização ao Horto da Barreirinha, que vai passar as informações e a autorização”, explica o diretor de Arborização e Produção Vegetal do Horto Municipal da Barreirinha, José Roberto Roloff.
O plantio em áreas inapropriadas pode gerar diversos problemas à cidade e aos moradores, por isso são considerados diversos aspectos para a autorização.
“Nós temos que pensar em fiações elétricas, tamanho das calçadas, distância para muros e posição de sinalizações. Além disso, tem a preocupação com o solo que está embaixo da muda. São muitas interferências, por isso é necessário perguntar para o Horto”, afirma Roloff.
Em caso de suspeita de plantio ilegal em vias públicas, o cidadão pode fazer uma denúncia no Canal 156.
Plantio em espaços privados
Embora não haja restrições, o Horto da Barreirinha recomenda que a população busque entender as características das mudas antes de plantar em áreas particulares, como explica Roloff.
“Em lugares privados, é sempre bom perguntar para especialistas. A população precisa lembrar que, mesmo que seja só uma mudinha, ela pode ficar muito grande, então talvez não possa ficar perto de casas ou muros”, diz o diretor.
Tamanho das árvores
Um dos principais fatores a serem considerados no plantio é o tamanho das árvores. O diretor explica que em árvores de pequeno porte é necessário um espaçamento de, pelo menos, seis metros. Já as de médio porte precisam estar a uma distância de, no mínimo, oito metros, enquanto as grandes devem estar separadas por 10 a 12 metros.
Distribuição de mudas gratuitas
Periodicamente, a Prefeitura de Curitiba promove a distribuição gratuita de mudas de árvores em todas as regionais de Curitiba. A ação geralmente ocorre nas Ruas da Cidadania.
A iniciativa é parte do programa 100 Mil Árvores para Curitiba, que foi lançado em 2019 pelo prefeito Rafael Greca e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o projeto passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 396 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”.