O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) espera receber, nesta quinta, sexta e na segunda-feira (15, 16 e 19/2), um grupo de 97 beneficiários, entre aposentados e pensionistas, que tiveram a prova de vida vencida no mês de janeiro de 2024. A convocação foi publicada no site do IPMC e nela estão fixados os horários para o comparecimento.
Confira AQUI se você foi chamado.
Deverão comparecer no Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – térreo – Alto da Glória) exclusivamente os que estão sendo chamados. Eles devem apresentar os documentos pessoais e comprovante de endereço.
Os que não puderem comparecer no dia e horário marcado devem entrar em contato com a equipe do IPMC para reagendamento. O telefone é (41) 3350-3660. Todas as informações sobre a prova de vida podem ser conferidas no site do IPMC.
A prova de vida é obrigatória a todos os beneficiários de regimes próprios de previdência, como o IPMC. Com ela, o Instituto assegura a gestão responsável dos recursos previdenciários, evita pagamentos indevidos e fraudes. Quem não mantém a regularidade da comprovação, pode ter o benefício suspenso.
Prova de vida ficou mais simples
O IPMC alerta que o procedimento de comprovação para aposentados e pensionistas ligados ao Instituto é bem simples hoje em dia.
Atendimentos no Centro de Saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos beneficiários, na rede credenciada e os realizados no SUS de Curitiba funcionam como prova de vida, pois os sistemas são interligados e após alguns dias do atendimento, o IPMC é informado que o beneficiário está vivo.
Não é necessário marcar atendimento para fazer a prova de vida no ICS ou no SUS, basta manter as rotinas de acompanhamento médico ao longo do ano, sempre que necessário.
O aplicativo GOV.BR é uma excelente opção para fazer a prova de vida. Ela pode ser feita a partir do mês do aniversário do aposentado ou pensionista, até 60 dias depois. Após alguns dias, o IPMC é comunicado.
Quem mora fora da Região Metropolitana de Curitiba tem a opção do formulário com assinatura em cartório e envio ao IPMC.
Os que vivem fora do Brasil podem fazer uso do mesmo formulário, mas devem procurar a representação diplomática do Brasil (embaixada ou consulado). As instruções podem ser conferidas AQUI.
Se a pessoa precisar ir até o IPMC para algum tipo de atendimento, como atualização de senha, impressão do contracheque ou pedido de informações, por exemplo, também pode fazer a prova de vida pessoalmente, na sede do Instituto.
Independentemente da forma escolhida, sempre que realiza a prova de vida por alguma das opções, ela tem validade pelos 12 meses seguintes.
Para saber a validade, o beneficiário deve acessar o portal do IPMC, preencher CPF e senha. O sistema informará a data até a qual a comprovação é válida.