Construção, reformas e revitalizações de equipamentos públicos como escolas, unidades de saúde, Conselho Tutelar, Clube da Gente, Rua da Cidadania, a Casa Culpi e a cobertura para a parede de escalada do CIE Cajuru estão entre as obras da Prefeitura de Curitiba nesta primeira semana de abril.
A cidade recebe ainda obras de mobilidade urbana e macrodrenagem em diferentes bairros. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“São intervenções de grande e médio porte, em diferentes regiões, em estruturas voltadas à garantia da cidadania e do bem-estar dos curitibanos, além das que impactam em melhorias viárias”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Mobilidade urbana
Somente na área pavimentação são 86 intervenções em andamento, somando obras com início nesta segunda-feira (3/4) e os serviços iniciados anteriormente. Reciclagem, fresa e recape vão estabelecer boa qualidade do pavimento em ruas de diferentes bairros, entre eles Xaxim, Portão, Capão da Imbuia, Cidade Industrial, Cajuru, Bairro Alto.
Nestes bairros são 5.260 metros de vias requalificadas pelo método da reciclagem, entre elas a Coronel Luiz José dos Santos, no Xaxim (320 metros entre Francisco Derosso e Pedro Wieler); a Francisco Parolin, no Portão (240 metros entre a Brigadeiro Franco e Nunes Machado); Osmário de Lima, no Capão da Imbuia (351 metros entre João Ponciano Borges e Paulo Kissula).
Também recebem equipes de trabalho nesta semana a Rua Engenheiro Eduardo Afonso Naldony, na CIC (1.615 metros entre Martha Gembaroski Tuleski e Wiegando Olsen); Rua Câmara Júnior, no Cajuru (1.733 metros desde a Violeta Maranhão até a Capitão Leonidas Marques); Rua Joaquim da Costa Ribeiro, no Bairro Alto (963 metros entre Avenida da Integração e Rua João Ramalho); Rua Arthur Euclides de Moura, no Xaxim (380 metros entre a BR-476 e a Rua Christiano Schmitz).
Grandes obras viárias seguem em execução a exemplo do que ocorre na Avenida República Argentina, para ampliação do percurso do Ligeirão Norte-Sul (BRT), na região do trevo do Atuba (lote 4.1 da Linha Verde), e nas ruas Professora Olga Balster, Assma Karam Geara, Miguel Calluf, Nivaldo Braga, Avenida Presidente Affonso Camargo, Rua Durmal Borges de Macedo e Rua 21 de Junho, para implantação do binário Olga Balster e Nivaldo Braga, além das obras do Complexo Tarumã, na Avenida Victor Ferreira do Amaral e entorno.
Macrodrenagem
Na CIC, entre as ruas Teodoro Locker e Clemente Ritz, a intervenção é de macrodrenagem, para reduzir os riscos de alagamentos na região a partir da implantação de bacia de detenção na sub-bacia do Ribeirão dos Muller. As equipes trabalham no alargamento e reperfilamento do canal, na construção de diques de contenção, de estruturas de controle e recuperação da mata ciliar.
Também para reduzir os impactos causado por chuvas volumosas, entrou na etapa final, a implantação da nova bacia de contenção das cheias, com a implantação de tubulações paralelas na área do estacionamento do Terminal do Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto.