Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 330 anos

Prefeitura de Curitiba constrói escola para atender 600 estudantes no Santa Cândida

Prefeito Rafael Greca vistoria obras para construção do CMEI Conjunto Aroeira, no Santa Cândida. Curitiba, 28/03/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O prefeito Rafael Greca vistoriou na tarde desta terça-feira (28/3) as obras da nova escola municipal que está sendo construída no bairro Santa Cândida, ao lado do Residencial Aroeira, para atender a 600 estudantes do ensino fundamental. O pontapé inicial dos serviços para ampliar a oferta de educação na região integra a programação dos 330 anos de Curitiba.

A escola será a 186ª da rede municipal de ensino de Curitiba e a 25ª do núcleo regional da educação da Regional Boa Vista. Será denominada Escola Municipal Metry Bacila, em homenagem ao médico e cientista reconhecido no mundo todo pela participação em centenas de estudos científicos. Morto em maio de 2012, Metry é pai de Maria Sílvia Bacila, secretária municipal da Educação.

“No extremo norte de Curitiba, na divisa entre Colombo e Almirante Tamandaré, além do vale do Rio Atuba onde Curitiba, vamos construir uma escola integral que levará o nome do professor Metry Bacila. É para isso que existe a cidade, para servir ao seu povo, para fazer o bem para o seu povo, para multiplicar as oportunidades de ensino e de boa vida”, disse Greca.

Na esquina das ruas Thereza Lopes Skroski e Paulo Kulik, a nova escola terá 1.919,22m² de área construída distribuídos entre dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para os professores, equipe pedagogia, sala da direção, secretaria, copa, almoxarifado, depósito.

A escola também contará com dois pátios e uma quadra esportiva coberta. O investimento é de R$ 6,9 milhões e a previsão é de que os serviços sejam concluídos no segundo semestre de 2024.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projeto arquitetônico que segue modelo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) com implantação da Secretaria Municipal da Educação (SME).

“Essa é uma obra que mobiliza as equipes de trabalho de uma forma especial, porque é um investimento no futuro das crianças, na prosperidade da nossa cidade a partir da ampliação de vagas para que os curitibinhas aprendam com muita qualidade”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Terraplanagem

A construção começou pelos serviços de terraplanagem e preparação do canteiro de obras com a demolição de um muro lateral, execução do tapume e construção do barracão de apoio. O passo seguinte será o início das fundações.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a construção da nova escola integra o Programa Viva Curitiba Cidadã, do plano de governo do prefeito Rafael Greca para impulsionar a qualidade e a equidade da educação ofertada pelo município.

"Nosso cuidado com a rede municipal de ensino envolve tanto a estrutura quanto o pedagógico. Esta unidade representará mais um espaço qualificado na região do Boa Vista", comentou Maria Sílvia.

Para quem mora da região o início das obras representa a certeza de mais desenvolvimento na região, a partir da unidade de ensino. A dona de casa Aline Aparecida Rinoli Dantas, mãe de Manuela e Cecília, sonha matricular as meninas na nova unidade. “Escola boa e perto de casa para os filhos aprenderem é sonho de toda mãe”, disse Aline.

Pavimentação

Na mesma região onde a escola está sendo construída a Prefeitura executou obras de pavimentação. Foram contempladas com obras de asfalto e infraestrutura de drenagem os moradores das ruas Valquíria Cavalcante da Silva, Wallace Landall, Helena Valesco Manika, Alayde M. da Cruz, e a Serapião da Cruz.

Participaram da vistoria técnica na obra a administradora da regional Boa Vista, Janaína Lopes Gerh; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Michele Francisca Prado; o coordenador de Obra, Guilherme Furiatti Dantas; além dos vereadores Oscalino do Povo, Tânia Guerreiro e Leônidas Dias.

Homenagem

O professor Metry Bacila era graduado em Medicina pela UFPR e cientista. Foi o idealizador do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná e também o precursor das pesquisas da UFPR na Antártica.

Em 1984, implantou os primeiros estudos paranaenses na Base Comandante Ferraz. Também chefiou laboratórios na UFPR, como os de Física e Química Biológica, e ministrou aulas em universidades do País.

Recebeu muitos prêmios e deixou diversas publicações, entre as quais o livro Bioquímica Veterinária. Foi também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Em alta