Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 2022

Prefeitura de Curitiba constrói CMEI e Unidade de Saúde e entrega obras

Obras de construção do CMEI Dom Barusso no bairro Ganchinho. Curitiba, 24/08/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

Em 2022, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, investiu em 139 serviços de construção, reforma e reparos de equipamentos. São obras e intervenções nas áreas da segurança alimentar, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, habitação.

O trabalho é feito sob a supervisão do Departamento de Edificações da secretaria, também responsável por deixar a cidade bem-cuidada com serviços de manutenção de trincheiras, escadarias, corrimãos, passarelas, viadutos, rampas em vias públicas e logradores municipais.

“São obras para fortalecer a área social e para ampliar o atendimento a partir de estruturas novas ou requalificadas, que dão condições ideais para o desenvolvimento humano e acolhem a população. São investimentos feitos para mudar para melhor a vida das pessoas”, diz o prefeito Rafael Greca.

Em andamento

Estão em andamento as construções de uma unidade de saúde no bairro Umbará e de um Centro Municipal de Educação Infantil no Ganchinho; está em fase final a reforma e ampliação do Centro de Esporte e Lazer Vilas Oficinas, no Cajuru; a recuperação da estrutura do Teatro do Paiol, no Prado Velho; além das obras do Bairro Novo do Caximba, maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas (Smop), Rodrigo Araújo Rodrigues, o trabalho, que é continuo, visa preservar, trazer melhorias e ampliar as instalações públicas que prestam serviços variados à população. “Investimentos nos equipamentos da área social são fundamentais para fortalecermos os atendimentos feitos às famílias que mais precisam da atenção e dos cuidados do poder público”, diz Rodrigues.

Educação Infantil

Em um dos bairros mais distantes à região central, o Ganchinho, na área conhecida como Moradias Dom Barusso, está sendo finalizado o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maestrina Esmeralda Rovani, que atenderá 150 crianças de 4 meses a cinco anos em turmas de educação infantil.

Localizada no número 1.761 da Rua Antônio José Bonato, a unidade tem 678,40 m² de área e contará com espaços amplos e preparados para que as crianças recebam cuidados e educação de qualidade.

O casal Clayton Garcia Ferreira e Cristiane Verissimo, mantenedores do Instituto Bene, que atende famílias em vulnerabilidade do bairro Ganchinho, comemora o novo CMEI.

“A creche era um desejo antigo, foi solicitada muitas vezes e se torna realidade com esse prefeito que sabe o bem que essa unidade representa para as famílias daqui. Estamos felizes”, diz Cristiane.

Esporte e Lazer

Também estão sendo finalizados os trabalhos de reforma e ampliação do Centro de Esportes e Lazer (CEL) Vila Oficinas, no bairro Cajuru, que iniciaram em março.

A intervenção foi para requalificar o espaço que semanalmente atende até mil pessoas, entre adultos e crianças, em atividades como ginástica, alongamento, pilates, jiu-jitsu, vôlei, futsal, caminhada e corrida.

Unidade de Saúde

No Umbará, equipes trabalham na construção da sede própria da Unidade de Saúde Umbará II, que ficará em imóvel do município na Rua Estanislau Selenko, 365.

A obra teve início em abril e a previsão é de que os serviços sejam finalizados no final de março do ano que vem. A nova unidade terá toda a estrutura necessária e condizente com o nível de excelência da Saúde de Curitiba.

 

Teatro do Paiol

O Teatro do Paiol, no bairro Prado Velho, símbolo da cultura curitibana, está em obra para a recuperação estrutural da edificação. Os serviços para melhorar as condições de uso do imóvel que estava com processo de degradação das paredes, com risco de deterioração, estão quase finalizados.

 

Habitação

No extremo sul de Curitiba estão em fase inicial as obras do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba. Obras de infraestrutura estão em andamento para promover o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária, em uma ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu.

No momento, as equipes coordenadas pela Smop trabalham na área onde serão executadas as primeiras 752 unidades habitacionais, com a execução de serviços de implantação de canteiro e terraplenagem para definição das ruas e das quadras referentes as duas primeiras fases do projeto.


 

Obras entregues à população em 2022

Em 2022, foram entregues à cidade o Complexo de Segurança Alimentar sob o Viaduto Capanema, que reúne o 35º Armazém da Família da cidade e a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, além do Restaurante Popular que já existia no local; a Casa de Passagem Plínio Tourinho, no bairro Rebouças, que ampliou o atendimento de pessoas em situação de rua; e a nova sede do Conselho Tutelar do Pinheirinho, construída em espaço próprio, o que assegurou melhores condições de trabalho aos conselheiros e mais qualidade de acolhimento.

Academias ao ar livre

Foram implantadas bases de concreto para a instalação de 26 novas Academias ao Ar Livre, em 14 bairros, para os moradores darem adeus ao sedentarismo. Posteriormente serão instalados os equipamentos.

Também foram realizadas intervenções para requalificar as Ruas da Cidadania, espaços que concentram serviços da Prefeitura nos bairros.

A partir do trabalho em conjunto das secretarias do Governo Municipal e de Obras Públicas foram concluídas melhorias executadas nas Ruas da Cidadania Pinheirinho, Fazendinha e Tatuquara.

As quadras esportivas das unidades do Cajuru, Pinheirinho, Boqueirão, Fazendinha, Santa Felicidade e Boa Vista receberam pintura especial, trabalho também feito na quadra do Clube da Gente do Bairro Novo.

As estruturas metálicas das sedes Pinheirinho, Boqueirão, Fazendinha e Boa Vista foram revitalizadas.

Os projetos para adequações das instalações elétricas nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Fazendinha, Pinheirinho e Santa Felicidade foram concluídos, devendo as obras serem executadas em 2023.

As Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Boqueirão e Fazendinha receberam nova iluminação cênica.