Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Contra as cheias

Prefeitura de Curitiba conclui obra de macrodrenagem e reduz riscos de alagamento

Implantação de galeria celular no Córrego Vista Alegre, na Rua Coronel Pretextato Pena Forte Taborda Ribas, no bairro Santa Quitéria. para prevenção de alagamentos na região. Curitiba, 04/11/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Prefeitura de Curitiba está prestes a finalizar mais uma importante obra de macrodrenagem na Regional Portão, executada para melhorar o escoamento de águas pluviais e prevenir alagamentos na cidade. Desta vez, a intervenção foi na Rua Coronel Pretextato Pena Forte Taborda Ribas, no bairro Santa Quitéria, com a implantação de uma galeria celular no Córrego Vista Alegre.

A intervenção, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), teve início em setembro e será concluía nos próximos dias, mas já tem bons resultados.

A nova estrutura substitui uma tubulação antiga e subdimensionada, garantindo maior capacidade para o escoamento de água. Com 20 metros de comprimento, 2 metros de altura e 4 de largura, a galeria foi instalada entre as ruas Irati e Vieira Fazenda, beneficiando especialmente a área conhecida como Portelinha, que sofria com inundações recorrentes em períodos de chuva intensa.

“O investimento em infraestrutura de macrodrenagem é essencial para enfrentarmos as chuvas cada vez mais intensas e frequentes causadas pelas mudanças climáticas. Esse tipo de obra ajuda a proteger os moradores e preserva a qualidade de vida em Curitiba”, destacou Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Fase final

A execução do projeto incluiu escavações, instalação da nova galeria e reestruturação do pavimento. No momento, a fase final está concentrada na construção de calçadas, muro e implantação de meio-fio. A estrutura, além de suportar o fluxo de água, previne alagamentos e protege a população local de transtornos em dias de tempestades.

O planejamento estratégico da Prefeitura de Curitiba tem sido eficaz na preparação da cidade contra fenômenos climáticos. Entre 2020 e 2024, foram aplicados R$ 553,1 milhões em obras de macrodrenagem, saneamento e recuperação de áreas afetadas por alagamentos. Ao todo, 36 grandes obras de macrodrenagem foram realizadas desde 2018.