A Prefeitura de Curitiba está prestes a finalizar mais uma importante obra de macrodrenagem na Regional Portão, executada para melhorar o escoamento de águas pluviais e prevenir alagamentos na cidade. Desta vez, a intervenção foi na Rua Coronel Pretextato Pena Forte Taborda Ribas, no bairro Santa Quitéria, com a implantação de uma galeria celular no Córrego Vista Alegre.
A intervenção, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), teve início em setembro e será concluía nos próximos dias, mas já tem bons resultados.
A nova estrutura substitui uma tubulação antiga e subdimensionada, garantindo maior capacidade para o escoamento de água. Com 20 metros de comprimento, 2 metros de altura e 4 de largura, a galeria foi instalada entre as ruas Irati e Vieira Fazenda, beneficiando especialmente a área conhecida como Portelinha, que sofria com inundações recorrentes em períodos de chuva intensa.
“O investimento em infraestrutura de macrodrenagem é essencial para enfrentarmos as chuvas cada vez mais intensas e frequentes causadas pelas mudanças climáticas. Esse tipo de obra ajuda a proteger os moradores e preserva a qualidade de vida em Curitiba”, destacou Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Fase final
A execução do projeto incluiu escavações, instalação da nova galeria e reestruturação do pavimento. No momento, a fase final está concentrada na construção de calçadas, muro e implantação de meio-fio. A estrutura, além de suportar o fluxo de água, previne alagamentos e protege a população local de transtornos em dias de tempestades.
O planejamento estratégico da Prefeitura de Curitiba tem sido eficaz na preparação da cidade contra fenômenos climáticos. Entre 2020 e 2024, foram aplicados R$ 553,1 milhões em obras de macrodrenagem, saneamento e recuperação de áreas afetadas por alagamentos. Ao todo, 36 grandes obras de macrodrenagem foram realizadas desde 2018.