A Prefeitura de Curitiba concluiu a obra de reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz, na divisa dos bairros Capão Raso e CIC. A intervenção serviu para minimizar conflitos viários nas importantes vias que ligam bairros do Sul da cidade.
A implantação de uma rotatória em formato alongado - onde todos os veículos param antes de acessá-la - e novas ilhas para a travessia de pedestres oferecem segurança tanto para quem circula de veículo ou caminhando na região.
A intervenção incluiu ainda a implantação de 353 metros de calçadas planas e acessíveis, seguindo o padrão do projeto Caminhar Melhor, 147 metros de ciclovia e 386 metros de novo pavimento. Também foi executado novo sistema de drenagem e serviços de paisagismo e a implantação de uma rotatória que modificou o traçado da via.
Moradores aprovam
Moradores e comerciantes da região aprovaram as mudanças que asseguraram agilidade no trânsito, com menos congestionamentos, e segurança para pedestres que passam pelo movimentado cruzamento. A aposentada Maria Luiza Bernardina da Silva mora na Rua Senador Accioly Filho e caminha diariamente até a academia, onde faz exercícios para manter a saúde em dia. O trajeto, segundo a moradora, agora é feito com maior facilidade.
“Ficou excelente, uma solução que trouxe beleza e mais conforto para todos que trafegam seja dirigindo ou caminhando”, conta a aposentada Maria Luiza.
As obras, iniciadas em janeiro, foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e integram um lote de intervenções similares para melhoria do sistema viário em toda a cidade.
“São obras que integram o plano de mobilidade da cidade, que priorizam a segurança dos pedestres e as melhorias nas condições de trafego dos veículos”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Vista Alegre
De acordo com o engenheiro da Smop fiscal da obra, Kayo Carvalho, há outras duas obras de correção geométrica e regularização de calçadas sendo executadas no bairro Vista Alegre.
Na Rua Arthur Leinig a obra acontece no cruzamento com a Carlos Razera, na altura do Farol do Saber e Inovação Machado de Assis. A implantação de um canteiro central na confluência das vias, a readequação do sistema de drenagem, novas calçadas acessíveis, paisagismo e sinalização vão organizar a circulação na região que dá acesso a instituições de ensino além de servir como ligação entre os bairros das regionais Centro e Santa Felicidade. Os trabalhos entraram na etapa final, com previsão para serem concluídos em aproximadamente 30 dias.
Na Rua Isidoro Chanoski está em andamento a intervenção ao longo de 207 metros, desde a José Casagrande até cerca de 50 metros para frente do cruzamento com a Estefano Joucoski.
A via, que serve como acesso à Unidade de Saúde Bom Pastor, terá um novo traçado, em alguns trechos será alargada em cerca de 1 metro e em outros em aproximadamente 2,5 metros e receberá pouco mais de 400 metros de novas calçadas, amplas e acessíveis. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em setembro.
Em abril, foi entregue aos moradores do Vista Alegre a correção geométrica que acabou com o nó no trânsito que dificultava a mobilidade urbana na confluência das ruas Antônio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa. A obra havia sido solicitada pelos moradores da região no programa Fala Curitiba, da Prefeitura.