Iniciativas de transparência e controle social da Prefeitura de Curitiba, implantadas nos últimos três anos pela Controladoria-geral do Município (CGM), foram compartilhadas, na última quinta-feira (13/2), em Foz do Iguaçu, no Fórum Controla Paraná. Durante o encontro, o controlador-geral do município, Bruno Pandini, esteve reunido com representantes de órgãos de controle interno de 243 municípios do Estado.
O Fórum Controla Paraná fez parte da programação do Paraná Mais Cidades, evento que aconteceu de quarta (12/2) a sexta-feira (14/2), para apresentar os programas estaduais aos novos prefeitos e prefeitas eleitos em 2024.
Bruno Pandini, controlador-geral do município.
“O Fórum Controla Paraná foi um espaço para troca de experiências e debates sobre eficiência e o fortalecimento da administração pública. Eventos como esses são fundamentais para o avanço da gestão pública e promovem um ambiente mais íntegro, eficiente e comprometido com a transparência”, destaca Pandini.
Iniciativas
Criada em abril de 2022, a Controladoria-geral do Município vem implementando mecanismos de transparência, controle cada vez mais eficiente e uma gestão municipal próxima dos interesses da população. O órgão já colocou à disposição da população de Curitiba sua Ouvidoria e publicou uma variada produção de instrumentos normativos, manuais e cartilhas para ação descentralizada nos diferentes órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Curitiba.
A CGM ainda aderiu às principais entidades representativas do segmento, como o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); a Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, grupo de representantes de estados e municípios criado pela Controladoria-Geral da União (CGU); e a Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI).
O controlador-geral do município participou também da plenária para aprovação do regimento interno do Controla Paraná, que permitirá ao fórum permanente criado pelo Governo do Estado, através da Controladoria-geral do Estado, capacitar as prefeituras sobre a atuação dos agentes de controle interno, transparência e compliance.
“É um passo essencial para fortalecer a atuação dos agentes de controle interno dos municípios”, avalia Pandini.
“A transparência fortalece a confiança da população na gestão e garante que os recursos sejam aplicados com responsabilidade”, completa a controladora-geral em exercício do Estado, Izabel Marques.
Além de integrantes de órgãos de controle interno de 243 municípios do estado, o Controla Paraná teve a participação de representantes de órgãos fundamentais nesse processo, como o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o Sistema S.
Pandini aproveitou o encontro para se reunir com Joailson Agostinho, gerente regional Curitiba do Sebrae-PR, Ana Caroliny Bahniuk Stinglin e Juliana Bacila, consultoras do serviço estadual de apoio ao empreendedorismo.
Controla Paraná
O Controla Paraná, criado pela Controladoria-geral do Estado em 2022, é uma instância permanente de discussões sobre temas relacionados a procedimentos de controle, de combate à corrupção e de integridade na administração pública. Sua missão é propiciar um ambiente transparente e democrático de troca de conhecimentos e melhores práticas entre os órgãos de controle interno dos municípios do Paraná, visando ao fortalecimento dos sistemas de controle.