Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
A todo vapor

Prefeitura de Curitiba começa a semana com obras de pavimentação e macrodrenagem nos bairros

Prefeitura de Curitiba tem obras de pavimentação e macrodrenagem nos bairros. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

O programa de requalificação da malha viária de Curitiba começa a semana, nesta segunda-feira (12/12), com obras de reciclagem, fesa e recape do pavimento em ruas de sete bairros da cidade. São mais 5.429 metros de vias iniciando obras de manutenção do asfalto no Portão, Centro, Pilarzinho, Umbará, Pinheirinho, Bacacheri e Capão Raso. As intervenções integram as ações da Prefeitura de Curitiba que já alcançou 730 km de ruas com asfalto novo, por toda a cidade.

O período também será de obras e serviços de macrodrenagem nos bairros para preparar a cidade para os efeitos das chuvas fortes.O cronograma dos serviços pode sofrer interferência em função da previsão de chuvas.

 

 

“São intervenções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantir sustentabilidade e o desenvolvimento urbano e inovador na cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

 

Obras de fresa e recape estão sendo iniciadas em ruas dos bairros Portão e Centro e de reciclagem do pavimento ocorrem em vias dos bairros Pilarzinho, Umbará, Pinheirinho, Bacacheri e Capão Raso. Também há obras em execução do programa Asfalto no Saibro, frente de trabalho que cobre com asfalto ruas ainda de saibro, sem nenhuma infraestrutura e que são contempladas também com completo sistema de drenagem.

Fresa e recape

Estão recebendo asfalto novo a partir da fresa e recape, processo onde é realizado o corte de uma ou mais camadas do pavimento, removida a camada envelhecida e aplicado nova camada de revestimento asfáltico, as ruas Dr. João Tobias Pinto, no Portão (600 metros entre a Rua João Bettega e Rua Orlando Padilha dos Santos) e a Rua Augusto Stellfeld, no Centro (112,50 metros entre a Rua Doutor Muricy e Ébano Pereira). 

Na mesma região, seguem, em fase final, as obras de recuperação do asfalto na rua Travessa Nestor de Castro, no trecho de 322 metros, entre as ruas Barão do Serro Azul e Doutor Muricy.

Reciclagem

Já as obras de reciclagem acontecem nos bairros Pilarzinho, Umbará, Pinheirinho e Bacacheri, que transformam ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. A técnica consite na remoção da camada de antipó danificada e o reforço estrutural do pavimento. O asfalto antigo, então, é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Depois, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

Começaram a receber as obras as ruas João Pereira da Silva, no Pilarzinho (492 metros, entre a Rua São Domingos e Rua Gardênio Scorzato); José Domingos Marcondes de Carvalho, no Pilarzinho (615 metros entre a Rua Santa Cecília e o final de rua); Rua Luiz Marcassa, no Pilarzinho (105 metros entre a Rua Professor José Moscalewski e Rua José Domingos Marcondes de Carvalho); Rua Leonardo Zilmann, no Pilarzinho (80 metros entre a Rua José Domingos Marcondes de Carvalho e Rua Professor José Moscalewski); e a Rua Professor José Moscalewski, nos 538 metros entre a Rua Santa Cecília e Rua João Pereira da Silva, no Pilarzinho.

Ao longo das próximas semanas, um total de 26 ruas da Regional Boa Vista, que inclui o Pilarzinho, serão alcançadas pelas obras de reciclagem do pavimento que vai recuperar 13,5 km de pavimento. As intervenções complementam as obras de correção geométrica na região da Cruz do Pilarzinho, inauguradas em março.

Também vão receber obras de reciclagem, para manutenção do asfalto, as ruas Colomba Merin, no Umbará (1.299 metros entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Nicola Pelanda); Rosa Tortato, no Pinheirinho (660 metros, entre a Rua La Salle e Rua Emanoel Voluz); Alberto Kramer, no Capão Raso (91 metros entre a Rua Olindo Sequinel e Rua Jaime Rodrigues da Rocha); Rua Francisco de Camargo Pinto, no Capão Raso (91 metros entre a Rua Olindo Sequinel e Rua Jaime Rodrigues da Rocha); Rua Joaquim Ferreira Bello, no Pinheirinho (555 metros entre a Rua Rosa Tortato e Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração); e a Rua José Gildo Baleski, no Bacacheri, no trecho de 190 metros compreendido entre a Rua Guilherme Ihlenfeldt e Rua Domingos Pigatto.

Asfalto no Saibro

Estão sendo contempladas com obras de pavimentação e implantação de drenagem as ruas Aretuza Machado de Andrade (Campo de Santana), Rua Canal Belém (Uberaba), Rua Papa Pio VIII (Santa Felicidade), Rua Ovidio Garcez (Cachoeira), Rua Claudio da Luz Reis (Campo Comprido), Rua José Baggio (Campo Comprido), Rua Izaltino Almeida (Alto Boqueirão), Rua Walter de Mari (Butiatuvinha), Rua Irene Rosseto (Campo de Santana), Rua Piá Lazzari Bertoldi (Campo de Santana), Estrada da Colônia Augusta (Augusta), Rua Pedro Pilato (Umbará), Rua Octávio Primo Stocchero (Butiatuvinha), Travessa Rissieri Ultramari (Campo de Santana).

Também estão recebendo obras do programa Asfalto no Saibro as Rua Luiz Augusto Marckmann Grocoske (Campo Comprido), Rua Professor Carlos Ordonez Gambús (Santa Felicidade), Rua Júlia Domingos Bortolotto (Cachoeira), Rua Kleverson Lopes de Paula (Alto Boqueirão), Rua Manoel Ordones (Alto Boqueirão), Rua Ivaí (Alto Boqueirão), Rua Vereadora Laís Peretti e Temístocles Chalegre dos Anjos (Tatuquara), Rua Deputado Vidal Vanhoni (Tatuquara), Travessa das Araucárias (Tatuquara), Rua José Bajerski (Abranches), Rua Iporã (Alto Boqueirão), Estrada Delegado Bruno de Almeida (Caximba), Rua Mario Colombo (Alto Boqueirão), Travessa Hélio Segantini (Uberaba), Rua Jaboticabas (Uberaba), Rua Fernando Antônio Alberti (Uberaba) e Rua José Perussi (Butiatuvinha).

Macrodrenagem

Na área de macrodrenagem, são destaques obras e serviços para limpeza e desassoreamento dos rios da cidade, entre eles o Rio Belém, onde as equipes fazem a retirada de bancos de areia que causam afunilamento da calha e dificultam o fluxo de escoamento da água. Iniciados em setembro, os serviços estão avançando em direção ao Rio Iguaçu, faltando cerca de 300 metros para chegarem ao final do Rio Belém. Também tem sequência os serviços executados na bacia de acumulação de águas pluviais que fica entre as ruas Ilha Bela e Haroldo Maravilhas, na Vila Rose, no bairro CIC.

No Boqueirão, segue em andamento a implantação de uma bacia de contenção no terminal de ônibus, na área que serve ao estacionamento de veículos, para evitar que alagamentos aconteçam na local. A estrutura terá aproximadamente 200 metros e será formada por blocos de concreto que servirão para reter as águas pluviais, diminuindo o volume de vazão dos rios em épocas de chuva e evitando alagamentos.

Outros serviços, como reparos e limpezas de galerias de águas pluviais, acontecem por toda a cidade. O trabalho evita que a obstrução dos canos cause alagamentos em dias de chuvas fortes.

 

Em alta