Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Concurso público

Prefeitura de Curitiba começa a etapa de heteroidentificação para candidatos cotistas

Candidatos classificados para o concurso da Prefeitura de Curitiba participam do procedimento de heteroidentificação. Na imagem: Pamella Ribeiro de Miranda. Curitiba, 27/02/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Candidatos aprovados no concurso público de 2022 para os cargos de técnico de saúde bucal em saúde pública, técnico de enfermagem em saúde pública e no processo seletivo público para agente comunitário de saúde participaram, nesta segunda-feira (27/2), na Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), do procedimento de heteroidentificação com os que concorreram às vagas como cotistas.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Curitiba destina 10% das vagas do concurso público a profissionais autodeclarados da população negra e dos povos indígenas. Além do documento por escrito, pretos e pardos participam desta etapa gravando um vídeo no qual fazem a autodeclaração. Há mais de um ano, o mecanismo já é aplicado às contratações pelo PSS (processo seletivo simplificado).

Durante a tarde, foi a vez dos candidatos para os cargos de auxiliar de serviços escolares (inspetores da Educação), educador social (vinculado à Fundação de Ação Social - FAS), auxiliar de saúde bucal em saúde pública e para o emprego público de agente de combate às endemias (ambos da Saúde). Ao todo, 138 candidatos classificados foram convocados.

Depois que todos gravarem a autodeclaração, as comissões designadas para o concurso vão analisar a documentação e validar a participação dos candidatos como cotistas. Os resultados serão divulgados pelo site da Prefeitura de Curitiba e no Diário Oficial.  

As gravações foram conduzidas pela equipe do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da Smap.

O coordenador da Unidade de Concurso Público da Smap, Evaldo Afonso Pereira, explicou aos candidatos que as convocações são feitas por ordem de classificação. Ele enfatizou a importância de usar roupas claras, sem adereços e maquiagem no momento da gravação, para melhorar a qualidade da captação. A comissão se baseia no que é gravado.

“Mesmo que o candidato não seja classificado nesta etapa, ele continuará participando do concurso pela ampla concorrência”, informou. Os que não compareceram para a etapa de heteroidentificação também mantêm a participação na ampla concorrência.

Valorização

A primeira profissional a participar do procedimento foi a servidora Ana Cristina Mendes dos Santos, de 40 anos. Atualmente, ela é auxiliar de saúde bucal da Prefeitura e, quando convocada para a nomeação e a posse, vai pedir exoneração do cargo e passar a ser técnica de saúde bucal. Quando ingressou na carreira, há dez anos, não havia o procedimento aos pretos e pardos.

“É importante para que todos se sintam valorizados como pessoa. A possibilidade da cota coloca a gente em igual condição. Ao longo do tempo, muitos ficaram para trás”, declarou a candidata, que está animada com a possibilidade de crescimento como servidora estatutária.

Profissional da área de saúde há quatro anos, Pamella Ribeiro de Miranda, de 29 anos, já havia participado do PSS (processo seletivo simplificado) da Prefeitura para a carreira de técnico de enfermagem em saúde pública, a mesma para a qual ela fez o concurso.

“Acabei não ingressando pelo PSS porque o local para onde fui designada era longe para mim. Com o concurso, fiquei surpresa e muito feliz. Vou assumir independentemente da localização porque serei estatutária”, comemorou ela, que acha justa a possibilidade das cotas para conseguir uma classificação melhor. “Quando for convocada, espero poder conciliar com a minha atividade atual. Sei que terei desafios, pois minha experiência é na pediatria. Espero trabalhar num local com uma boa equipe”, declarou.

Aos 32 anos, Janaína de Souza também estava animada com mais esta etapa do concurso. “Trabalhar na Prefeitura de Curitiba é um sonho de anos. Meu marido, que é servidor da Saúde, sempre foi minha inspiração”, contou Janaína, que avalia que a cota para pretos e pardos proporciona oportunidades.

Classificado para o emprego público de agente de combate às endemias, Vilian Bruno dos Santos Silva, de 27 anos, considera importante o procedimento de heterodientificação. Morador de Araucária, na Região Metropolitana, ele disse estar esperançoso com a possibilidade do novo trabalho na Prefeitura de Curitiba.   

Todos os candidatos que participam do concurso público devem estar atentos às convocações divulgadas no site da Prefeitura de Curitiba, para que não percam nenhuma convocação, conforme estabelece o edital.