Nesta terça-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME) realiza o Fórum sobre Escolarização do Estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é debater o atendimento e as práticas voltadas aos 4,1 mil estudantes com autismo da rede municipal de ensino.
Na abertura do fórum, transmitido pelo YouTube da SME, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou o atendimento em inclusão às crianças e estudantes com TEA nas unidades educacionais e especialmente a criação do pioneiro Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), inaugurado em setembro de 2019.
“É uma grande inciativa para atender este público”, disse. A secretária destacou ainda a importância da empatia. “Temos que nos colocar no lugar do outro”, frisou.
A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Gislaine Coimbra Budel, abordou a necessidade de compartilhamento das práticas de sucesso, estratégias, metodologias e recursos. “Trazemos aqui exemplos que situações que podem ser trabalhadas pedagogicamente nas nossas unidades, sempre com um olhar individualizado”, pontuou Gislaine, esclarecendo que ao longo do dia serão abordadas as principais características do TEA e o planejamento com adaptações pedagógicas para atender os estudantes.
A diretora do DIAEE reforçou ainda que o atendimento em inclusão é realizado em toda a rede, nas escolas especiais, classes especiais, salas de recursos multifuncionais, salas de recursos de aprendizagem e nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) nas dez regionais.
O CEETEA
O Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista tem uma média de 527 atendimentos/mês. O atendimento desse público também é feito nas salas de recursos das escolas e dos CMAEEs, em todas as dez regionais da cidade.
Os atendimentos especializados são feitos no turno contrário ao das aulas dos estudantes. A necessidade e a prioridade de atendimento são avaliadas por parte da equipe técnica e inclui um importante trabalho com as famílias, por meio da Escola de Pais.
Já vieram conhecer o trabalho do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, comitivas com representantes de Santa Catarina, Bahia, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e diversas cidades paranaenses, como Cascavel e Palotina, além de outros países, como Honduras e Finlândia.
Escola de Pais
As famílias também são atendidas pela Escola de Pais, que tem como missão ajudar os pais dessas crianças a se cuidarem e assim poderem atender com mais tranquilidade o desenvolvimento dos filhos, além de esclarecer dúvidas e fornecer orientações.
Transporte gratuito
A Prefeitura de Curitiba garante ainda o transporte dos estudantes da educação especial de escolas públicas e particulares, dentro do limite urbano. Os ônibus são adaptados, com cintos de três ou cinco pontos, plataforma elevatória para acessibilidade e espaço para as cadeiras de rodas, além do acompanhamento de atendentes que recebem formação específica para atuação dentro dos ônibus.
Quem mora em Curitiba, tem renda de até três salários mínimos e filho matriculado em escola especial deve procurar o Sistema de Transporte para a Educação Especial (Sites), administrado pela Secretaria Municipal da Educação.
Para ter acesso ao Sites, a criança precisa apresentar dependência e deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial) de longo prazo, comprovadas por meio de avaliação prévia e laudo de profissional especializado.