A Casa da Cultura Japonesa, na Praça do Japão, no bairro Água Verde e o monumento sob o espelho d'água da fonte na Praça 29 de Março, no Mercês, estão iluminados desde a noite de quinta-feira (27/10), nas cores roxo e laranja, em alusão à Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase.
Os tons serão usados até o domingo (31) para chamar atenção da população sobre a doença que afeta a pele pelo surgimento de lesões vermelhas e descamativas, dentre outros sintomas e sinais. A iniciativa faz parte do apoio da Prefeitura de Curitiba ao movimento nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A campanha visa orientar que pessoas que apresentam esse problema de saúde poderão contar com os médicos dermatologistas durante a caminhada rumo ao tratamento. A psoríase é uma doença de pele que afeta cerca de 5 milhões de pessoas no País, em especial nos grupos de 30 e 40 anos e 50 e 70 anos, sem distinção quanto ao gênero.
Ela é relativamente comum, crônica, não contagiosa e tem tratamento. Trata-se de um quadro inflamatório da pele, no qual surgem lesões avermelhadas e que descamam. Aspectos ambientais e emocionais podem funcionar como alavanca para o início de crise, que pode ser controlada com o auxílio de especialistas.