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Segurança Alimentar

Prefeitura de Curitiba abre editais para novos fornecedores dos Armazéns da Família

Segurança Alimentar tem editais abertos para novos fornecedores dos Armazéns da Família. Foto: Hully Paiva/SMCS

Estão abertos editais para contratação de fornecedores de gêneros alimentícios (incluindo alimentos especiais), de produtos da agricultura famíliar e também de higiene, limpeza e utilidades que desejam abastecer os 48 Armazéns da Família de Curitiba e Região Metropolitana. O objetivo é diversificar a oferta de mercadorias e estimular a redução de preços nos armazéns.

“Além das marcas, a ideia é diversificar os valores daquele grupo de produtos. Assim criamos preços mais acessíveis para todas as pessoas cadastradas no programa", conta a diretora do Departamento de Produção e Economia Alimentar da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Ivone Melo.

Com a aprovação da Lei 16.118/2023, sancionada em 4 de janeiro deste ano pelo prefeito Rafael Greca, o orçamento do Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba (Faac) foi ampliado, tornando possível aumentar o número de fornecedores do programa.

Novos fornecedores

A ampliação do número de fornecedores e do mix de produtos vendidos nos Armazéns da Família promete criar uma concorrência saudável, de acordo com Wagner Andrade de Souza, gerente de Compras do Armazém da Família. "As famílias cadastradas no programa podem receber até 5 salários mínimos. Com mais variedade de produtos, cuja qualidade é garantida, o cliente pode escolher qual deles se enquadra melhor no seu orçamento", destaca Souza.

A expansão do programa também abre oportunidades para marcas e empresas. O gerente observa que é uma grande oportunidade de expor marcas e alavancá-las no mercado local. “O cadastro de uma empresa e de uma marca no e-Compras abre um leque de oportunidades dentro do abastecimento de produtos aos serviços públicos”, salienta Wagner.

Novas inscrições

Os editais ficam abertos por tempo indeterminado. Atualmente, são quatro editais de chamamentos públicos, referentes ao abastecimento do programa Armazém da Família. Abaixo é possível conferir as informações completas:

Podem se inscrever empresas fornecedoras desses grupos de mercadorias. Nesta etapa, o edital prevê apenas o registro das marcas para a qualificação dos produtos, que, caso sejam aprovados, seguirão para a etapa de aquisição. 

Como cadastrar?

As marcas já homologadas, em seus respectivos grupos, podem ser consultadas pelo e-Compras, portal pelo qual a Prefeitura de Curitiba realiza as aquisições de bens ou contratação de serviços. Depois, é preciso selecionar o setor/secretaria “SMSAN/FAAC” e utilizar os filtros para encontrar o produto desejado.

As amostras dos produtos listados nos editais poderão ser apresentadas na sede da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, na Rua Dr. Pedrosa, 257 (sala 404, 4º - andar) Centro, em Curitiba, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

Os produtos serão examinados pela Comissão Técnica de Análise de Amostras da SMSAN em até 60 dias. Os resultados das análises serão publicados no Diário Oficial do Município e enviados, por e-mail, a cada fornecedor para conhecimento.

Caso os produtos sejam aprovados pela comissão, o fornecedor será convidado a participar do próximo certame licitatório no qual o seu produto esteja na pauta.

Dúvidas: cadastrodemarcas@curitiba.pr.gov.br

Para cadastro da empresa

Os interessados deverão efetuar o cadastro de sua empresa no portal da Prefeitura Municipal de Curitiba e-Compras.

1. Acessar o Portal e-Compras.
2. Anexar os documentos pertinentes à habilitação jurídica, à regularidade fiscal e trabalhista e à qualificação econômico-financeira.

Dúvidas sobre o cadastro da empresa, entrar em contato com o e-Compras pelos telefones:(41) 3350-9115, (41) 3350-9017, (41) 3350-9016 ou (41) 3350-9033.