A Prefeitura de Curitiba criou um novo programa voltado a reforçar ações afirmativas para as populações negra, indígena e cigana na capital. Trata-se da Caravana Étnico Cultural, instituída pelo decreto municipal 770, publicado na última sexta-feira (10/06).
As atividades da caravana devem ter início em agosto e vão passar por todas as dez regionais, com apresentações e oficinas culturais, exposição de produtos e feira de empreendedorismo.
“Vai ser um grande movimento em toda a cidade para promover e valorizar as culturas negra, indígena e cigana”, destaca Marli Teixeira Leite, assessora de Política da Promoção da Igualdade Étnico-Racial do município.
O programa também passa a constar do Plano Plurianual do município até 2024, o que reforça o foco de longo prazo das ações.
Trinta projetos culturais já foram selecionados, por meio de edital, e farão parte da caravana. A apresentações e oficinas vão abordar temas como música espiritual negra, musicalidade da capoeira, moiras negras, cultura cigana no jazz manouche, entre outros temas.
O município desenvolveu nos últimos anos uma série de ações para promoção da igualdade: criou seu primeiro Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, ativou o Conselho Municipal de Igualdade e ampliou o diálogo com a sociedade civil a fim de dar mais visibilidade às questões da área, além de atividades diversas como fortalecimento do afroempreendedorismo, combate ao racismo e programação de combate à intolerância religiosa.
Uma delas foi a publicação do livro Narrativas Afro-curitibanas – Histórias de Luta, de Dor e do Orgulho Negro, clique aqui e saiba mais e aqui para ter acesso ao conteúdo da publicação.