Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Participação popular

Prefeitura convoca comunidade da Vila 29 de Outubro para reunião sobre a capoeira no Bairro Novo da Caximba

Prefeitura convoca comunidade da Vila 29 de Outubro para reunião pública sobre a capoeira no Bairro Novo do Caximba. Curitiba, 04/12/2023. Foto: Rafael Silva

Moradores da Vila 29 de Outubro, mestres capoeiristas, além de servidores e técnicos da Prefeitura de Curitiba participam da reunião pública sobre a preservação da capoeira no Bairro Novo da Caximba. Também foram convidados representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério Público do Paraná.

O evento ocorre no próximo dia 8 de dezembro, das 13h30 às 17h, no auditório da Administração Regional do Tatuquara. Nesta segunda-feira, articuladores da Cohab junto com as equipes do Escritório Local (ELO) da Cohab e da Administração Regional do Tatuquara percorreram o território, mobilizando a comunidade para comparecer à reunião.

O momento será para expor os planos de preservação e ampliação da prática da capoeira no território da Vila 29 de Outubro. As atividades propostas no Plano de Gestão do Bem Imaterial Registrado e Projeto Integrado de Educação Patrimonial da Capoeira foram elaboradas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ).

No Bairro Novo da Caximba, a prática da capoeira será ampliada e envolverá crianças e jovens do território em um espaço específico para aulas de capoeira na Escola Municipal Joana Raksa, com toda a estrutura para a prática e armazenamento dos instrumentos, no contraturno da escola. Também será tema de exposições itinerantes, organizadas e exibidas pela Fundação Cultural de Curitiba. Outra ação prevista é a construção de um espaço para a roda de capoeira na praça da Comunidade, uma estrutura de atividades no futuro parque linear do Bairro Novo da Caximba. Uma das unidades mistas do projeto, próxima à praça da Comunidade, também será dedicada ao ensino da capoeira, que hoje é feito pelo grupo Arte e Raça.

Com a implantação do Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, a região em que hoje a prática é desenvolvida fará parte da área de regulação da drenagem, além de ser recuperada e integrada ao corredor verde, compondo a Reserva do Bugio e o anel de conservação sanitário-ambiental do Rio Barigui.

Para facilitar o acesso da comunidade ao evento, serão disponibilizados ônibus gratuitos entre o Escritório Local (ELO) da Cohab, na rua Delegado Bruno de Almeida, 8080, até a Rua da Cidadania do Tatuquara, a partir das 13 horas. O transporte também vai funcionar para o retorno à Vila 29 de Outubro, às 17 horas. Mais informações sobre a reunião podem ser obtidas no ELO ou junto à Administração Regional do Tatuquara.

Em alta