Curitiba dá os primeiros passos de sua agenda internacional de promoção turística em 2025. A capital integra a Fitur (Feira Internacional de Turismo), que acontece de 22 a 26 de janeiro em Madri, na Espanha. A cidade, reconhecida recentemente pela editora Lonely Planet como um dos dez destinos para visitar em 2025 , é destaque em um dos eventos mais importantes do setor no mundo.
O analista de Turismo do Instituto Municipal de Turismo, Wellington de Medeiros, representa Curitiba na feira. Nesta quarta (22/1), ele fez uma apresentação sobre o processo de Destino Turístico Inteligente (DTI) e abordou iniciativas pioneiras que unem tecnologia e inovação, como o Coreto Digital, o Portal do Turismo Inteligente de Curitiba (Poti), o Centro Avançado de Promoção e Informação Turística, o portal da Linha Turismo e o novo Sistema de Inteligência Turística de Curitiba.
“Iniciamos a promoção de Curitiba em 2025 na Fitur Madri, uma das principais feiras de turismo do mundo, em um ano especial em que o Brasil é o destino em destaque”, comemorou Wellington.
Cultura, inovação e culinária
A presença de Curitiba no evento reflete não apenas o compromisso com a internacionalização de suas iniciativas, mas também seu protagonismo como modelo de gestão e inovação no turismo brasileiro.
A capital participa da Fitur em um espaço compartilhado com o Governo do Estado do Paraná. O estande ocupa uma área de 20m², projetada para atrair visitantes e promover as riquezas culturais e turísticas paranaenses. Entre os destaques da programação, está a participação do chef curitibano Morschel, que oferece ao público uma degustação do tradicional barreado, prato ícone da culinária paranaense.
A Fitur é reconhecida por reunir representantes de destinos, empresas e organizações turísticas de todo o mundo, proporcionando um ambiente ideal para trocas de experiências e oportunidades de negócios.