Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Prefeitura chama inscritos para aquisição de lotes no cemitério do Água Verde

O Serviço Funerário Municipal começou a chamar as 100 primeiras famílias inscritas para obtenção de terreno no Cemitério do Água Verde. Curitiba, 27/11/2014 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O Serviço Funerário Municipal começou a chamar as 100 primeiras famílias inscritas para obtenção de terreno no Cemitério do Água Verde. As vagas são resultado de uma reversão de lotes ao Município.

O chamamento ocorre após um trabalho desenvolvido nos dois últimos anos pela Prefeitura para organizar as inscrições. “Realizamos levantamentos para identificar jazigos que estavam abandonados e sem manutenção. Notificamos os permissionados para que realizassem as melhorias  necessárias. Depois unificamos as inscrições, pois algumas pessoas interessadas estavam cadastrados nos quatro cemitérios, o que é vedado pela  legislação, conforme Decreto nº 1.202 de 2011”, conta o superintende de obras e serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alfredo Trindade.

As famílias estão sendo contatadas por telefone para agendar data e hora para assinatura de um termo de compromisso. Após a assinatura, o terreno é outorgado a título de permissão, sendo obrigatória a manutenção adequada pelo permissionado e seus herdeiros. Essas pessoas terão um prazo de 10 dias, após o contato telefônico, para efetivar a assinatura do termo de compromisso e o máximo de 120 dias para realizar a reforma do lote.

Para assinatura do termo de compromisso os interessados terão de levar os seguintes documentos: Registro Geral de Identificação e comprovante de residência como contas de água, energia ou telefone atualizadas e com  data retroativa  dos últimos  três meses.

São aproximadamente mil famílias inscritas que aguardam, algumas há mais de 10 anos, por um terreno/lote nos cemitérios municipais.  “A lista está em ordem cronológica, contendo o número do protocolo e o nome do interessado. É a garantia da transparência do processo, o que impede a possibilidade de qualquer espécie de privilégio ser concedido”, informa a diretora do departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Patrícia Rocha Carneiro.

Ela explica que as inscrições de novos pretendentes nas listas de espera estão suspensas até que todos os atuais inscritos sejam atendidos e que é proibida a compra, a venda ou a doação de terrenos nos campos santos municipais.

Estrutura

Para suprir a necessidade da comunidade e diminuir a fila de espera por um lote nos cemitérios municipais, em março deste ano o prefeito Gustavo Fruet  legalizou a doação de uma área de 44,5 mil metros quadrados, no bairro do Umbará, para a construção de um novo cemitério na região sul da cidade. Curitiba não tem um cemitério municipal novo desde 1957, quando foi inaugurado o do Santa Cândida.

Antiga reivindicação da população, o novo cemitério contará com portal, capelas mortuárias, administração e banheiros e deverá ser entregue no fim de 2016.

Curitiba tem quatro cemitérios municipais. O Cemitério São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1853, e contém aproximadamente 5.745 túmulos, havendo 74.396 sepultados. O Água Verde, inaugurado em 1888, tem aproximadamente 12.040 túmulos e 96.259 sepultados. Criado em 1950, o Boqueirão conta com aproximadamente 5.879 túmulos e com 39.602 sepultados. Foi realizada reversão em 2008. O mais recente é o Santa Cândida, inaugurado em 1957. Ele possui atualmente 8.636 túmulos e 105.892 sepultados.