Sorrisos estamparam os rostos das mais de 2 mil pessoas que participaram do Piquenique Inclusivo, realizado pela Prefeitura de Curitiba, nesta segunda-feira (3/12), no campus da Universidade Tuiuti, no Pilarzinho.
Durante o dia todo, pela manhã, das 9h às 11h e à tarde, das 14h às 16h, pessoas com e sem deficiência, celebraram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PcD) com música, dança, comida e brincadeiras.
O prefeito Rafael Greca participou do evento, organizado pela Assessoria dos Direitos da PcD, que contou com brinquedos inclusivos. “Houve muita música e diversão, mas sobremaneira muito respeito e inclusão”, disse Greca.
O prefeito falou ainda do objetivo de tornar Curitiba a cidade mais inclusiva do país. “As crianças com deficiência merecem todas as chances para se desenvolverem intelectualmente e ter multiplicadas as suas possibilidades de superação”, destaca Rafael Greca.
Alunos de 40 escolas especiais desfrutaram dos atrativos junto com as turmas de contraturno atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS). Para Ligia Regina Correia, professora da Escola Agrícola Henriette Morineau, ações como essa “contribuem para o desenvolvimento dos alunos e para uma vida mais plena”, afirma a professora.
LEIA MAIS:
De acordo com Denise Moraes, coordenadora da assessoria, a homenagem ao Dia Internacional da PcD busca a conscientização social acerca dos direitos das pessoas. “Nossa maior frente é a acessibilidade atitudinal, ou seja, promover a inclusão com atitudes que respeitem a todos. Um olhar mais inclusivo no dia a dia”, explica Denise.
A Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj) instalou o kit de brinquedos inclusivos para o evento: com balança, gangorra, tirolesa e até skate. “Todos equipamentos adaptados para crianças com e sem deficiência brincarem juntas”, explicou secretário Emílio Trautwein, da Smelj.
Já o vereador Pier Petruzziello falou da igualdade de oportunidades. “Quero mostrar que é possível tratar a todos de forma igual, não só no discurso, buscando capacitação e empregabilidade para os profissionais com deficiência”, afirmou Petruzziello.
A administradora da regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, também participou do evento.