Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Blocos independentes

Prefeitura avança no diálogo e pré-carnaval de Curitiba terá mais segurança e serviços

Reunião sobre o pré-carnaval, organizado pela Secretaria de Governo Municipal de Curitiba. Curitiba, 24/01/2025. FOTO: Valquir Aureliano/SMCS

“Este é o maior avanço que já vimos na história.” A frase de André Feiges, da Comissão de Blocos Independentes de Carnaval de Curitiba, deu o tom da segunda reunião de trabalho dos organizadores dos grupos e da Prefeitura que ocorreu na manhã desta sexta-feira (24/1), no Palácio 29 de Março. Convocado pelo secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o encontro reuniu representantes de diversas secretarias, da Câmara Municipal de Curitiba, dos blocos e vendedores ambulantes para um debate que irá garantir evolução e segurança para todos os envolvidos no carnaval de Curitiba.

O primeiro encontro do grupo aconteceu na última semana, quando foram apresentadas as demandas e colocadas as implicações e responsabilidades de cada parte envolvida na organização dos eventos de carnaval. 

“A gestão Eduardo Pimentel quer ampliar o diálogo e a colaboração de todos para seguir evoluindo e tornar o carnaval de Curitiba seguro e atrativo para foliões, moradores e trabalhadores”, afirmou Fachinello.

A principal pauta da reunião desta sexta-feira foi a demanda trazida pela Frente dos Ambulantes de Curitiba, que solicitou uma flexibilização do perímetro de trabalho para o período. Técnicos da Secretaria Municipal do Urbanismo apresentaram uma proposta que foi debatida e, após acordo de todos, será colocada em fase piloto já neste final de semana.

Portaria

O secretário do Governo anunciou ainda que na próxima semana será expedida uma portaria com as regras que deverão ser seguidas para o período. 

Além da delimitação da “área verde” para trabalho em período temporário, outros pontos abordados na portaria serão: a proibição da comercialização ou utilização de bebidas em embalagens de vidro, a efetuação do cadastro dos ambulantes, a utilização de recipientes identificados pela administração.

Outro ponto de comum acordo entre a Prefeitura e a organização dos blocos foi a colaboração mútua para que o pré-carnaval ocorra em pontos e horários que não prejudiquem a montagem e desmontagem das barracas dos artesãos que expõem na Feira do Largo da Ordem, que ocorre tradicionalmente aos domingos, no bairro São Francisco.

Assim que publicada, a portaria terá validade determinada aos eventos de pré-carnaval e carnaval do ano de 2025.

Participaram do encontro o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr.; a administradora da Regional Matriz, Ariane Regis Silva; a vereadora Laís Leão; e representantes das secretarias municipais do Urbanismo, de Defesa Social e Trânsito, do Governo Municipal, do Instituto Municipal de Turismo, dos blocos e dos vendedores ambulantes.

Os desfiles dos blocos do pré-carnaval acontecem semanalmente às quintas, sextas, sábados e domingos. A programação é divulgada pela comissão organizadora dos eventos.