Empresários organizadores e promotores de corridas de rua em Curitiba foram recebidos, nesta terça-feira (5/9), pelo prefeito em exercício Marcelo Fachinello. A reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Curitiba e marca mais um passo para a possibilidade de uma nova resolução e regras para corridas de rua na capital paranaense.
“Esse é um processo que já começamos há algum tempo e hoje é mais um passo que damos. As sugestões serão avaliadas para tentarmos evoluir. Sou adepto e incentivador das práticas esportivas e dos eventos esportivos na nossa cidade”, disse Fachinello.
A reunião também contou com a presença dos secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Carlos Eduardo Pijak Jr., do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e do Meio Ambiente, Marilza Dias; da diretora de Licenciamento e Fiscalização do Meio Ambiente, Érica Costa Mielke; e da superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
O secretário Pijak Jr. explicou que foi feito um trabalho em conjunto com todas as secretarias municipais envolvidas no assunto de corridas de rua. “Unimos as forças para garantir a qualidade de vida e bem-estar tanto para os praticantes das corridas quanto para as pessoas que não participam. Queremos que Curitiba seja cada vez mais ativa e praticante de exercícios físicos”, afirmou Pijak.
Entre os pontos que estão sendo analisados estão os horários de largada e de chegada das corridas de 5 km e 10 km, o uso de equipamentos de som e os percursos.
Para o empresário Marcos Antônio Lopes Pinheiro, a reunião foi produtiva e mais um passo para o entendimento. “Só temos a agradecer essa conversa e abertura para expormos nossas demandas e dificuldades”, disse Pinheiro.
Também participaram da reunião os seguintes empresários que promovem corridas de rua em Curitiba: Raquel Mota Leme, Renan Lopes, Laercio Poli, Karina Magolbo, Raul Trauczynski e Marcelo Gomes da Silva.