Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Atenção usuário!

Prefeitura alerta que cadastro no e-Cidadão requer CPF e e-mail individual

Prefeitura alerta que cadastro no e-Cidadão requer CPF e e-mail individual.

 

A Prefeitura de Curitiba alerta os cidadãos que utilizam sites municipais para que informem seu e-mail individual, sempre que fizerem seu cadastro em portais como o do Wi-fi Curitiba, que oferta internet pública gratuita, o de ingressos e o do Transporte Acesso, para mobilidade de pessoas com deficiência, por exemplo. O endereço eletrônico correto permite a confirmação de informações importantes e a recuperação da senha.

A recomendação é para que cada CPF tenha um e-mail correspondente.

“Percebemos que algumas pessoas informam o seu CPF e um e-mail que nem sempre é o seu. Quando o dono daquele e-mail precisa fazer o seu cadastro num dos portais, ele encontra dificuldade porque o e-mail já está vinculado a outro CPF”, alerta a assessora técnica da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Elziane Cazura Xavier, que integra a equipe de encarregados de proteção de dados da Prefeitura.

A recomendação, quando o usuário perceber esta situação, é para que entre em contato com a Prefeitura de Curitiba, pela Central 156.

710 mil cidadãos

O e-Cidadão é uma base única de dados pessoais. Atualmente, as informações ali cadastradas podem ser utilizadas em mais de 20 aplicações, sistemas e portais integrados, que permitem ao cidadão se relacionar com a Prefeitura de Curitiba. Atualmente, o total de pessoas cadastradas ultrapassa os 710 mil.

Elziane esclarece que a expectativa é ampliar cada vez mais as integrações com as aplicações nas quais o cidadão irá interagir com a Prefeitura pelo e-Cidadão por meio de autenticação em uma mesma plataforma. Segundo ela, mais de 40% das aplicações relativas à Prefeitura estão integradas no e-Cidadão.

Ela tranquiliza os curitibanos em relação ao uso do sistema. “Curitiba segue com responsabilidade as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por isso, ao preencher seu nome, CPF e informar seu e-mail, o cidadão curitibano estará navegando num ambiente seguro”, completa.

Além das aplicações às quais o cidadão tem acesso, existem outras que são utilizadas por segmentos específicos. O Escritório de Processos, por exemplo, que tem automatizado diversos serviços da Prefeitura de Curitiba em diferentes áreas para torná-los mais rápidos, menos burocráticos e com menos possibilidade de falhas, utiliza o e-Cidadão.

O regulador de vagas de albergagem, sistema vinculado à Fundação de Ação Social (FAS), está em processo de integração com o e-Cidadão. Ele será iniciado com o acesso dos prestadores de serviço (conveniados) e, futuramente, será estendido aos cidadãos atendidos (acolhidos e albergados).

Confira parte dos sistemas que utilizam a base do e-Cidadão:

Minha Conta - e-Cidadão 

Portal Prefeitura Municipal de Curitiba 

Curitiba App - Android e iOS

Central 156 

Ingresso on-line 

Transporte Acesso (pessoas com deficiência) 

Wi-fi Curitiba 

Curitiba em Movimento (SMELJ) 

Incentivo ao Esporte 

Cadastramento Escolar 

Check-in Seguro 

Rede de Proteção Animal 

Conecta Curitiba (Fala Curitiba) 

Controle de Permissionários (SMSAN) 

Curitiba Criativa (Turismo) 

Moodle Imap – Ambiente Virtual de Aprendizagem 

Portal Aprendere (Imap) 

Portal Feiras Livres 

PSS – Processo Seletivo Simplificado 

Em alta