O prefeito em exercício Eduardo Pimentel prestigiou nesta quinta-feira (9/11) a cerimônia de aposentadoria dos servidores da Prefeitura de Curitiba do mês de novembro, realizada no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico. O encontro preparado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) é um marco na nova fase vivida pelos servidores e iniciada a partir da aposentadoria.
Eduardo Pimentel celebrou com os novos servidores aposentados o reconhecimento de Curitiba como Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, em Barcelona, na Espanha, nesta quarta-feira (8/11). O prefeito Rafael Greca recebeu, em nome de Curitiba, o principal prêmio do World Smart City Awards, na categoria “Cidades”, pelas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes.
“Esse título é de todos nós que trabalhamos na Prefeitura de Curitiba. Por isso, quero agradecer pelo trabalho de cada um de vocês nas mais diversas áreas de atuação, como inovação, sustentabilidade, transporte, planejamento, saúde, educação, em todas elas. Esse título é fruto da dedicação pela cidade, na prestação de serviços públicos de excelência”, declarou Pimentel.
O prefeito em exercício entregou o certificado de reconhecimento ao médico João Pelissari, de 75 anos, servidor por 34 anos, e à servidora Dirce Pereira da Luz, de 71 anos de idade, 40 anos de trabalho. “Zelei tanto nessa Prefeitura, fiz amigos, vou levar as melhores lembranças e muitas coisas que aprendi”, disse ela, que estava acompanhada do neto Geovanny Barbosa e sua esposa, Nicole Carvalho, e da amiga e colega de trabalho Marlene dos Santos.
“Chegou a hora”
Aos 64 anos de idade, a técnica de enfermagem Ineis Selenko de Aquino, 31 anos de Prefeitura, 30 deles cumpridos na UPA Campo Comprido, recebeu com um desabafo o certificado entregue pelo diretor do IPMC, Hélio José Pizzatto, durante a cerimônia. “Chegou a hora”, disse ela.
“Hoje me emocionei mais do que no dia que recebi o e-mail avisando que poderia me aposentar. Vou ficar mais tempo na chácara que tenho, quero viajar e fazer exercícios, como sugeriu o diretor”, resumiu.
Pizzatto falou da importância de cada um cuidar da sua saúde nesta nova etapa de vida. “Para curtir esta fase, agora cada um tem que fazer a sua parte, cuidando da saúde, fazendo exercícios com regularidade para ter força e resistência para conduzir seu corpo com conforto e segurança. Nós, no IPMC, mantemos a sustentabilidade financeira do sistema que é para todos – os ativos e os aposentados”, disse Pizzatto.
Para a educadora social Leslie Skroch, de 57 anos, 34 de trabalho na Prefeitura, a data foi muito especial. Servidora da Fundação de Ação Social, ela integrou a equipe da antiga Secretaria Municipal da Criança.
“Tenho orgulho de ser servidora. Sou vocacionada. O que vivi e apendi na Prefeitura, atendendo as populações em situação de risco, ajudou a construir o meu olhar do mundo e me permitiu ensinar aos meus dois filhos. Eles têm uma visão mais humana, sem preconceitos. Sinto profunda gratidão”, disse ela, emocionada, ao lado do filho Kevin Ricardo Schluga, de 34 anos.
Para Leslie e aos demais participantes da reunião, a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, e o coordenador da Central de Relacionamento do plano de saúde dos servidores, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Rubens Nadolny, falaram de questões práticas e fundamentais aos aposentados.
Sass explicou como funciona o site do IPMC e como localizar os principais serviços, falou do contracheque, do Cartão Qualidade e da licença-prêmio. “Quem não fruiu e nem recebeu enquanto estava na ativa deve protocolar no núcleo de RH da sua secretaria o pedido para receber o valor da licença-prêmio em dinheiro. O prazo para dar entrada é de cinco anos, após a data da portaria de aposentadoria”, pontuou.
Nadolny apresentou dúvidas comuns aos servidores que se aposentam. Ele também respondeu aos questionamentos dos aposentados.
Os vereadores Rodrigo Reis e Serginho do Posto também participaram da reunião.