Serão abertas nesta terça-feira (26/9), Dia Nacional do Surdo, as inscrições para a próxima turma presencial de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, usada para comunicação com ou entre pessoas com essa deficiência. O curso é gratuito e destinado aos servidores da Prefeitura, que podem garantir vaga até 2 de outubro pelo portal Aprendere. Serão ofertadas 35 vagas.
As aulas começam no dia 3 de outubro, no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD). O evento é uma promoção do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que organizou e coordena o curso. Serão 60h/aula, dadas sempre às terças-feiras e às quintas-feiras, das 14h às 18h.
Comunicação inclusiva
“O curso é uma resposta aos diversos servidores que, durante as formações regionalizadas da Secretaria do Governo Municipal sobre Direitos Humanos, manifestaram interesse em aprender Libras para interagir satisfatoriamente com surdos no trabalho e fora dele”, disse a diretora do DPCD, Denise Moraes. Das cerca de 400 mil pessoas com algum tipo de deficiência que vivem em Curitiba, cerca de 80 mil são surdas.
Além do curso presencial, exclusivo para os servidores, o Imap oferta pela mesma plataforma o curso on-line de Libras aberto à comunidade. Os interessados ainda podem se inscrever para essa turma, que será encerrada em dezembro. Cerca de 400 pessoas foram certificadas na aprendizagem desde 2017.