Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parceria

Prefeitos de Curitiba e Himeji celebram 40 anos de cooperação e irmandade com placa comemorativa

Prefeito Rafael Greca, com o prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, e o cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, participam de evento em comemoração aos 40 anos de irmandade entres as cidades de Curitiba e Himeji , na Praça Himeji. Curitiba, 08/05/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em homenagem aos 40 anos de irmandade entres as cidades de Curitiba e Himeji (Japão), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, descerraram nesta quarta-feira (8/5) a placa comemorativa instalada na réplica, em miniatura, do Castelo de Himeji, que está na Praça Himeji (R. Dom Alberto Gonçalves – Mercês).

Além de renovar os laços de amizade, a placa também simboliza a ampliação de acordos bilaterais em temas como economia, educação, planejamento e sustentabilidade.

“Se Deus quer o mar nos une, já não nos separa. O mar do Japão e o mar do Brasil despoluídos e saudáveis hão de se unir em vagalhões para salvar o mundo com a consciência da ecologia. Não vamos matar baleias, não vamos afogar em plástico os seres marinhos, vamos tornar o ar cada vez mais puro e juntos vamos avançar em sustentabilidade porque Curitiba e Himeji são ecológicas e assim vamos continuar. Viva Curitiba e Viva Himeji”, afirmou Rafael Greca.  

Para selar a irmandade, os prefeitos das duas cidades também plantaram uma cerejeira, que segundo a tradição japonesa representa a beleza efêmera da vida e a importância de viver o momento presente.

“Poder estar aqui renovando nossa irmandade e selando nossa amizade é uma imensa honra para o povo de nossa cidade. Estamos orgulhosos em poder ampliar nossas relações e juntas transformar o mundo num lugar melhor para todos”, afirmou o prefeito Hideyasu Kiyomoto.

A irmandade entre Curitiba e Himeji foi oficializada em 14 de maio de 1984, pela Lei 6.484. Desde então, as duas cidades têm mantido um estreito vínculo, promovendo a colaboração em diversas áreas em busca de benefícios mútuos. Localizada na região de Kansai, Himeji é 25ª cidade mais populosa do Japão, com 530 mil habitantes. A cidade é conhecida pelo Castelo Himeji, uma construção de mais de 400 anos que sobreviveu a desastres naturais e à Segunda Guerra Mundial.

Embaixadores do Amanhã

Os alunos do programa “Embaixadores do Amanhã”, que faz parte do projeto “Linhas do Conhecimento”, criado em 2017 e que já soma 309 mil participações de estudantes durante práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças, entregaram ao prefeito Rafael Greca e ao prefeito Hideyasu Kiyomoto, e também para o cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, desenhos feitos por eles, que retratam a capital paranaense.

Praça Himeji

Inspirada na arquitetura japonesa, a casa de madeira que atrai olhares de quem passa pela Praça Himeji, nas Mercês, foi completamente reformada. O espaço possui uma pequena réplica do Castelo de Himeji, um complexo palaciano com 82 edifícios de madeira, considerado como um Tesouro Nacional do Japão, tendo sido classificado como Património Mundial da Humanidade pela Unesco, em dezembro de 1993.

Presenças

Também participaram das comemorações na Praça Himeji o cônsul geral do Japão, Yasuhiro Mitsui; o presidente da Câmara Municipal de Himeji, Toshiyuki Miwa; além de Kojiro Takeda, secretário municipal de Coordenação Política de Himeji. Pela Prefeitura estiveram presentes a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; o assessor especial de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; o deputado federal Luiz Nishimori; o vereador Nori Seto; além do administrador regional do Portão, Gerson Gunha; o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, e profissionais da Educação.

Em alta