Inovação é a chave para melhorar ainda mais os ambientes urbanos e promover felicidade para as comunidades. Na conversa entre prefeitos, Eduardo Pimentel, de Curitiba, destacou a importância de ter o suporte da tecnologia para criar as ferramentas que melhoram o dia a dia do cidadão. O encontro com a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e de Maringá, Silvio Barros, foi durante o Diálogo com Prefeitos, dentro da programação do Congresso do Smart City Expo Curitiba, nesta terça-feira (25/3), na Ligga Arena, mediados pelo CEO do iCities, Beto Marcelino.
Para a prefeita Nina Singer, as soluções criativas para a gestão também geram benefícios ao cidadão. São José dos Pinhais tem mais de 60 mil inscritos no aplicativo de saúde do município, que são beneficiados com o monitoramento em tempo real de todas as estatísticas de atendimento, de cada posto de saúde. “Esse acompanhamento permite tomadas de decisão e estratégias que melhoram a rotina dos atendimentos”, explica.
A administração na palma da mão foi uma das demonstrações de inovação de Eduardo Pimentel apresentadas durante a abertura do evento. E as soluções nem sempre passam por grandes equipamentos. “As ideias simples podem ser extremamento eficientes, como o Domingo no Centro. Agora temos um bom problema: manter uma infraestrutura que atende o morador do Centro e dos outros bairros, que encontram na ação atividades para toda a família”, disse.
Ficar atento à comunidade é a estratégia da Prefeitura de Maringá. Silvio Barros destacou a escuta ativa para o urbanismo colaborativo. Áreas públicas ociosas foram mapeadas pela prefeitura, que também ativou uma ferramenta de captura de sugestões dos moradores do entorno. “Tínhamos áreas e praças bem estruturadas mas sem uso. A partir da escuta, entendemos o que faltava para os cidadãos frequentarem o espaço e viabilizamos os equipamentos urbanos solicitados”, explica.
Visão de futuro
O cuidado com o dia a dia está associado com as estratégias de visão de futuro. E aqui a reforma tributária precisa mobilizar os chefes do executivo para prever o impacto na geração de receita dos municípios. “A alteração da arrecadação do setor produtivo para o consumo vai impor mudanças na macroeconomia, especialmente municípios altamente industrializados. É preciso compor isso de alguma forma e esse passo exige articulação entre as lideranças”, disse.
Para a prefeita Nina Singer, o crescimento econômico de um município com as características de São José dos Pinhais – logística, localização e áreas disponíveis – exige preocupações com o futuro e a qualidade de vida dos cidadãos. “Temos a preocupação de manter os benefícios na própria cidade, pois é no município onde tudo acontece”, disse.
Uma das estratégias de gestão inteligente é apostar no planejando de longo prazo, com a validação da sociedade civil organizada. Pimentel destacou a formação da comissão para o redesenvolvimento do Centro, lançada durante os primeiros dias da atual gestão. Com o envolvimento multissetorial, diferentes iniciativas vão trazer a recuperação da área central como ponto pulsante da cidade, gerando negócios e segurança. “São estratégias de longo, médio e curto prazos, que passam desde o atendimento ao morador de rua até o retrofit de edifícios antigos e o estímulo à moradia e ocupação do Centro. Vamos liderar, mas a comunidade engajada é que vai fazer a diferença”, explicou.
O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.