O desafio de encontrar soluções para o planejamento urbano das cidades para o presente e o futuro foi o pano de fundo do encontro entre prefeitos de cidades argentinas e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), realizado na manhã desta quinta-feira (9/5), na sede do instituto.
Integravam a comitiva argentina os prefeitos Rodrigo Buteler (Cipolletti - Província de Río Negro); Gaston Granados (Ezeiza - Província de Buenos Aires); Carlos Munisaga (Rawson – Província de San Juan); Emiliano Durand (Salta – Província de Salta); Rubén Rivarola (Palpalá – Província de Jujuy) e Susana Zenteno (Valle Viejo – Província de Catamarca).
Fizeram parte também do grupo Ramón Arellano, advogado da empresa Telecom; Pablo Abiad, jornalista da empresa Axion; Juan C. Soldano Deheza, ecomonista; e Pedro Scarpinelli, consultor de transporte.
Eles foram recebidos pelo presidente do Ippuc e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, pela diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli, e pelo assessor da presidência, Ricardo de Almeida Bindo.
Transporte e Planclima
Jamur falou sobre a estrutura do sistema de transporte de Curitiba e explicou que as melhorias em execução têm o objetivo de tornar o sistema ainda mais eficiente e estão alinhadas ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
“Ao projetar a cidade para ingressar na era dos ônibus elétricos e modernizar os eixos de transporte do Inter 2, BRT Leste-Oeste e BRT Norte-Sul, temos o objetivo de ofertar melhoria e comodidade para o usuário e atraí-lo para o sistema para reduzir o número de veículos nas ruas”, disse o presidente do Ippuc.
Experiência rica
Para Juan Soldano, da Fundação Universitária do Rio da Plata, que organizou a viagem, a avaliação é de que a visita a Curitiba está sendo muito proveitosa.
“Estamos muito impactados pelo que nós estamos vendo aqui no Ippuc. A visão holística de administração da cidade, com a integração urbana que a gente encontra em Curitiba, é francamente muito interessante”, comentou.
Soldano ressaltou a tradição do planejamento urbano como marca da cidade, uma realidade muito diferente da encontrada na Argentina, o que certamente vai inspirar os prefeitos.
“Mesmo tendo condições econômicas e estruturais diferentes, certamente os prefeitos vão levar ideias daqui porque é uma experiência muito rica. O Hipervisor de Curitiba, por exemplo, é uma coisa revolucionária. Então, eu creio que certamente os prefeitos vão se inspirar no que viram aqui e até quem sabe estreitar vínculos”, afirmou Soldano.
Plano Agache e o nascimento do Ippuc
Os visitantes também conheceram como nasceu o planejamento urbano de Curitiba, através do Plano Agache, concebido pelo engenheiro Alfredo Agache, em 1943, que preconizava o crescimento da cidade de forma radial. E depois o surgimento do Ippuc em 1965, que implantou o desenvolvimento linear da cidade.
Além disso, também foram mostradas as razões que fizeram Curitiba ser considerada a Cidade Mais Inteligente do Mundo em 2023, em Barcelona, na Espanha, como a implantação do Hipervisor Urbano, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos capaz de permitir o planejamento de políticas públicas.
Também foi destacado o uso da energia solar com a implantação da Pirâmide Solar de Curitiba e painéis fotovoltaicos nos equipamentos da Prefeitura, o que permite o custeio de 60% da energia consumida por prédios públicos da cidade.
Curitiba solar e parques
Foi mencionado também a importância dos parques urbanos criados em Curitiba, que ajudam a preservar as faixas de drenagem de rios e a prevenir enchentes. Os parques também evitam novas ocupações irregulares e oferecem aos moradores uma alternativa de lazer e recreação integrados com a natureza.
Este ano, a cidade está implantando mais três unidades: os parques da Reserva Hídrica do Futuro do Umbará, Colina do Abranches e Linear do Ganchinho. Com isso, a cidade passará a contar com 53 parques.
Defesa Social e Defesa Civil
A segunda parte do encontro foi dedicada à Secretaria de Defesa Social e Trânsito. O secretário Péricles de Matos explicou a forma de atuação do setor que engloba a Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito (Setran), Defesa Civil, Cosedi e Departamento de Políticas sobre Drogas.
“O papel da Guarda Municipal é o de fazer um policiamento de proximidade do cidadão e temos como exemplo a patrulha escolar, que atua junto à comunidade estudantil, e a Patrulha Maria Penha, que atende casos de mulheres que sofrem violência de gênero”, explicou.
O secretário também disse que caso seja do interesse dos prefeitos, Curitiba tem condições de receber técnicos para repassar experiências.
“Nossa metodologia de trabalho da Defesa Civil não deixa nada a dever para o que é praticado no Japão e na Europa. Nós temos também a Academia da Guarda Municipal, que treina e forma guardas para cidades da região metropolitana e estamos prontos para repassar experiências”, disse Péricles.
Próximos compromissos da comitiva argentina nesta sexta (10/5)
9h30 – 10h30 – Secretária de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila
Rua São Pedro, 910
11h – 12h – Instituto de Cidades Inteligentes (ICI)
Diretor-presidente, Maurício Pimentel
Rua São Pedro, 910
12h – 12h30 – Visita ao Hipervisor de Curitiba
Rua São Pedro, 910
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca
Diretor do Hipervisor, Oscar Ricardo Macedo Schmeiski